#CasoLázaro: “não existe comando”, diz PM do DF sobre buscas. Especialistas criticam “falta de planejamento”

Após nove dias de buscas, a força-tarefa formada por mais de 200 agentes de segurança, de diversas corporações, ainda não conseguiu prender Lázaro Barbosa de Souza, de 32 anos. Ele está foragido desde o dia 9 de junho de 2021, suspeito de matar quatro pessoas da mesma família no Distrito Federal e de cometer uma série de crimes durante a fuga. Um policial militar do DF que atuou no local indica problemas na operação. 


“O que ‘tá’ faltando ali é um comando único. [Tem] muita polícia e tem muito chefe pra pouco índio. Cada força policial que chega ali, faz o que entende que é certo. Não existe um comando”, diz o PM, que não quis se identificar, em entrevista à TV Globo.


Especialistas ouvidos pela reportagem também apontam “falta de planejamento” e “vaidade” de autoridades na operação, que envolve agente de pelo menos sete corporações diferentes. Acionada pelo G1 para comentar a situação, a Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), que comanda as buscas, não havia se manifestado até a última atualização.

O que dizem especialistas:

Para Cássio Rosa, membro do Fórum Brasileiro de Segurança, a operação de buscas é delicada, ainda mais porque Lázaro é habituado a áreas de mata e conhece a região. O terreno irregular e a dificuldade de comunicação também atrapalham a localização do foragido.


“Quando a gente trabalha em um grupo muito grande, com pessoas de diferentes formações, é inevitável que aconteça o que chamamos de ruídos. Até porque sempre foi uma dificuldade brasileira a questão da integração das forças armadas. Não é de agora”, analisa Cássio.


Já o delegado aposentado da Polícia Civil do DF, Júlio Hott, diz que a ação poderia ter sido melhor planejada.


“Até pela boa fé, houve precipitação, uma falta de planejamento e falta de integração, na minha opinião.”


Desgastes:

Em meio às buscas para prender Lázaro, também houve desgaste entre o Governo do DF e de Goiás. Na quarta-feira (16/06), o governador Ibaneis Rocha (MDB) disse que a operação impressiona e que o suspeito faz as forças de segurança “quase que de bobas”.


“Eu espero que isso [a prisão] aconteça o mais rápido possível para que a gente possa tranquilizar as famílias daquela região e dar a punição devida a esse marginal, que vem causando tanto mal e vem fazendo a polícia do DF e do Goiás quase que de bobas. Tá passando da hora de ele ser preso e vir pra Papuda pra curtir a sua pena lá durante longos anos.”


No fim da tarde, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), rebateu a declaração em uma rede social.


“Que Ibaneis não se atreva a desrespeitar policiais goianos, os melhores do país, novamente. Não admito. Se ele trata os policiais do DF com grosseria, minha solidariedade a eles. Em Goiás, a polícia é nosso orgulho. Trabalha sério para prender o facínora sem produzir vítimas.”


“Vaidade”:

O ex-subcomandante da Polícia Militar do DF e especialista em segurança pública, Leonardo Sant’Anna, diz que o momento não é para discórdias, mas para unir forças.


“Para que possa ser atingido o resultado positivo nessa operação, essa vaidade precisa ser deixada de lado pra chamar outros profissionais, que tenham essa capacidade mais avançada. Quando você não tem um comando que reconheça os sinais dessa vaidade, isso pode atrapalhar sim”, analisa.


Secretário do DF critica “saidão”:

O secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo Ferreira, comentou em entrevista à imprensa no início da tarde desta quinta-feira (17/06), a decisão judicial do DF que concedeu o benefício do “saídão” para Lázaro.


“O sistema de percepção criminal como um todo, a gente tem que começar a pensar e ver a aplicação da lei como um todo e até mesmo a modificação”, defendeu.


Para ele, a soltura de presos com alta periculosidade impacta na segurança pública.


“A segurança pública tem trabalhado de forma efetiva. Tanto que ele [Lázaro] foi investigado, preso por mais de uma vez e recapturado. Mas, infelizmente, em decorrência da norma penal, ele foi posto em liberdade. E da última vez foi colocado em ‘saidão’ e depois, quando estava no ‘saidão’, não retornou.”

“É necessário, sim, que a gente passe por uma reflexão e reformulação da norma para que isso não volte a ocorrer”, destacou Júlio Danilo.


Veja ainda:

Buscas a Lázaro envolvem cerca de 300 policiais do DF e Goiás. — Foto: TV Globo / Reprodução

Por Gabrielle Freire, Geovanna Gravia e Neila Almeida, TV Globo.


Entre em contato através do número: 074 99955-2900. Anuncie conosco!


Redes sociais – Report News (clique nas imagens):

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*