Pela primeira vez, mulher trans tem pés lavados em basílica tradicional de Salvador: ‘muito importante e emocionante’

Pela primeira vez, uma pessoa trans teve os pés lavados durante uma missa na tradicional Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, em Salvador. O momento histórico foi vivido pela empreendedora Brenda Souza, de 45 anos, na noite de quinta-feira, dia 28 de março de 2024, durante as celebrações da Semana Santa.



“Foi muito importante e emocionante padre Edson me apresentar como uma pessoa trans. Me senti muito acolhida pela igreja e pelas pessoas que estavam lá. Isso vai ficar marcado por toda minha vida”, contou Brenda.

Comerciante Brenda Santos se sentiu emocionada com o momento na Basílica, em Salvador — Foto: Redes sociais


A missa da Ceia do Senhor é marcada pelo momento do lava-pés, um ato que faz referência a quando Jesus lavou os pés de seus 12 discípulos. O ato aconteceu antes de sua morte e ressureição. Na quinta-feira, o reitor da Basílica, o padre Edson Menezes, lavou os pés de 12 pessoas. Para Brenda, de 45 anos, o momento foi tão emocionante porque ainda é difícil se sentir aceita em templos religiosos – não só os cristãos. Ela é católica, mas lamenta que a ida à igreja ainda é marcada por olhares preconceituosos.



“Ainda há muito preconceito, são espaços que nunca pensam que pessoas transexuais e travestis vão poder chegar. [O lava-pés] Mostra que é possível viver em sociedade, ter paz, amor”, afirmou.

Pela primeira vez, mulher trans teve pés lavados durante missa em igreja de Salvador. — Foto: Luanne Ribeiro


As outras 11 pessoas que tiveram os pés lavados também não foram escolhidas aleatoriamente: elas representam a diversidade étnica, religiosa, social e racial presentes na sociedade. Entre elas, estavam um representante indígena, pessoas com outras religiões e um refugiado da Venezuela que foi acolhido pela Obra Social da Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, o Projeto Bom Samaritano.

Missa reuniu 12 pessoas que representam diversidade étnica, religiosa, social e racial presentes na sociedade. — Foto: Luanne Ribeiro

O escritor e agitador cultural Clarindo Silva também estava entre um dos 12 escolhidos para o lava-pés. De acordo com o padre Edson, a escolha teve como base o tema da Campanha da Fraternidade deste ano: “Fraternidade e Amizade Social”. Durante a celebração, as palavras do padre foram exatamente neste sentido:



“Somos todos irmãos, nenhum de nós é melhor que o outro, nenhum de nós é mais importante do que o outro”.



Missa na Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim — Foto: Luanne Ribeiro

Por g1 Bahia

Redes sociais – Report News (clique nas imagens):

 

Entre em contato através do número: 074 99955-2900. Anuncie conosco!




Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*