PM resgata cerca de 700 pássaros silvestres em cativeiro ilegal em Mascote; ao menos 200 estavam debilitados e foram levados ao Ibama

Cerca de 700 pássaros silvestres foram resgatados por equipes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental Porto Seguro (Cippa), da Polícia Militar da Bahia. O caso ocorreu na quinta-feira, dia 28 de março de 2024, no povoado de São João do Paraíso, em Mascote, no extremo sul. Ninguém foi preso na ação.

De acordo com o órgão, os animais estavam em um imóvel aparentemente abandonado, que era usado como um centro de distribuição e cativeiro irregular de aves silvestres destinadas ao comércio ilegal na região. Os pássaros estavam aglomerados em pequenas gaiolas e viveiros, sujos e apertados.

Alguns estavam quase morrendo, por falta de água e alimentos, conforme a PM, entre eles, alguns de espécies ameaçadas de extinção, como Trinca-ferros, Coleirinho, Fogo Apagou, Sabiá, Cardeal do Nordeste, Azulão, Pintassilgo, Corrupião, Canário da Terra, Pássaro Preto, Curió, Chorão e Cigarrinha.

Segundo a polícia, cerca de 200 aves estavam bastante debilitadas e foram entregues ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Porto Seguro. No local, as aves receberão tratamento e serão reabilitadas, antes de serem devolvidas à natureza. Os que estavam em condições saudáveis foram soltos em uma reserva particular de proteção natural.

Aves foram resgatadas em Mascote, no extremo sul da Bahia — Foto: PM-BA

Outro caso na Chapada Diamantina:

Também na manhã da quinta-feira, equipes da Cippa Lençóis, na região da Chapada Diamantina, prenderam dois homens flagrados com 17 pássaros silvestres, na cidade de Seabra. Com a dupla, que não teve nomes divulgados, também foram apreendidos dois quilos de cocaína e munições de diversos calibres.

Conforme a PM, os agentes faziam patrulhamento de rotina, quando viram um homem às margens de uma rodovia, com cinco aves. Durante a abordagem, ele teria informado que os animais seriam comercializados, levando os policiais a achar outros oito pássaros na mesma condição irregular.

O suspeito negou ser o dono das drogas e munições, e indicou outra pessoa, do próprio convívio, como responsável. O segundo suspeito foi encontrado e teria admitido a posse do material. Com ele, também foram entradas mais quatro aves silvestres. Os homens e o material apreendido foram apresentados à delegacia de Seabra, onde a ocorrência foi registrada. Não há detalhes se eles permanecem presos nesta sexta-feira (29).

Aves mantidas em cativeiro ilegal foram encontradas em Lençóis, na Chapada Diamantina — Foto: PM-BA

Por g1 BA e TV Santa Cruz



Redes sociais – Report News (clique nas imagens):

 

Entre em contato através do número: 074 99955-2900. Anuncie conosco!




Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*