“A Jinjibirra”, confira mais um episódio da série: “Um Dedo de Prosa” com o piritibano Adaelson Alves Silva (Dr. Adaelson)

A série “Um Dedo de Prosa” produzida pelo piritibano Adaelson Alves Silva e exibida no blog Report News Bahia, além de demais portais de Piritiba e região, traz mais uma crônica nesta quinta-feira, dia 26 de agosto de 2021. Este episódio tem como título: “A Jinjibirra”.

Confira:


Bonitão. Era assim que ele era conhecido. Tinha uns sete anos de idade. Pretinho e com duas pernas. Se lhe faltasse uma, tinha tudo para ser o Saci-Pererê. Ligeiramente feio. Cabelos pretos e encaracolados cobriam sua cabeça avantajada. O seu nome de registro? Confesso que não me lembro. Sei, contudo, que este detalhe não vai fazer muita diferença na história que o tempo não apagou da minha memória.

Tempos bicudos aqueles da infância. Muita seca e falta de energia elétrica. Eterno apagão dos tempos modernos. Geladeira, televisão, era tudo muito distante da realidade dos meus oito anos, onde Coca Cola era bebida de rico.

O Ki-Suco ainda não tinha sido inventado. A sede sim. E que sede a gente tinha naquelas tardes calorentas. A água quente e salobra da cidade era difícil descer goela abaixo. Só quando resfriada nos potes e moringas de barro, feitos por D. Terta ou Júlia louceira.

Vai daí que, comprando um xarope de groselha na farmácia de Zezinho, adicionando água e açúcar, estava inventada a “Jinjibirra”. Sim, foi esse o nome dado àquele refresco (não muito fresco, porque água gelada não existia naquele sertão de meu Deus).

Sábado era o dia da feira. E nesse dia eu montava uma mesinha e comercializava o produto, que, diga-se de passagem, foi um sucesso de vendas. Maior quando me veio a ideia de engarrafar o produto, nos vasilhames de Coca Cola.  Aí a “Jinjibirra” era bebida no gargalo. Era o refrigerante caboclo. O negócio ia de vento em popa. Com o dinheiro adquirido comprei um saco de 60 quilos de açúcar, no depósito de Antiacho (pagamento à vista), 2 litros de xarope de groselha e 1 de abacaxi, na farmácia de Zezinho.

– Você se lembra de Bonitão?  É agora que ele entra na prosa e no próspero comércio, vendendo o produto na feira. E era um bom vendedor. Foi ele quem me deu a ideia de adicionar um pouco de bicarbonato de sódio à “Jinjibirra”.

-Por que o bicarbonato?

Eu também fiz a mesma pergunta pra Bonitão.

– Tampando a garrafinha e botando “bicabornato” vai fazer “gaiz” ingual a Coca Cola”, foi o que ele me respondeu.

Dito e feito. A “Jinjibirra” ficou igual a refrigerante de rico e as vendas aumentaram como aumentava a barriga de Bonitão no final do expediente. O certo é que, com o novo sabor, ele tomava mais do que vendia. E aquela imensa barriga, brilhando de tão cheia e desproporcional ao pequeno corpo, denunciou o seu gesto que me levou à bancarrota.

– Eu quebrei, e a Kibon lançou o Ki-Suco, que, diga-se de passagem, não agradou ao paladar exigente de Bonitão.


Na próxima quarta-feira, dia 1º de setembro de 2021, o blog Report News Bahia e Adaelson Silva estarão de volta com mais um episódio da série: “Um Dedo de Prosa”. Não percam!


Observação: O colunista Adaelson é piritibano e atualmente reside no Estado do Paraná, onde é médico nefrologista.


Por Adaelson Alves Silva para o blog Report News Bahia.


Redes sociais – Report News (clique nas imagens):

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*