“Jardilino Santanás”, veja o episódio desta quarta-feira (17/03) da séria: “Um Dedo de Prosa” com Adaelson Alves Silva

Leiam e acompanhem a história de “Jardilino Satanás” da série: “Um Dedo de Prosa”. A crônica desta quarta-feira, dia 17 de março de 2021, é o 11º episódio do seriado, produzido pelo piritibano Adaelson Alves Silva.

Leia e se divirta:


Recentemente tive a oportunidade de começar a assistir a uma obra prima do Dias Gomes, que foi adaptada para a televisão como forma de novela. Estou falando de “O bem amado”. Se você não viu há 50 anos, aproveita para ver agora.

Pois bem. Estou falando nisso porque, lá em Sucupira onde a trama se desenvolve, tem personagens folclóricas como em todas as cidades, notadamente, as pequenas, onde estas figuras são melhores observadas. Hoje vou falar de uma figura que povoou a nossa Piritiba: Jardilino Satanás.

Jardilino Satanás era ateu confesso, para a tristeza dos religiosos de Piritiba. Não era temente a Deus, como dizia Zé Garapa.

As más línguas chegavam a afirmar que Jardé tinha pacto com o Demo. Acho exagero. É certo que dormia num caixão de defunto que mandara Rosalvo fazer, mas…

Tinha uma ‘magrela’ que era o seu meio favorito de transporte. E quando alguém falava: “Deus te leve Jardilino”, ele blasfemava: quem me leva é minha “magrela”.

Uma ocasião, João Macedo, próspero fazendeiro, arrumou um pedaço de terra pra ele fazer uma roça. Trabalho duro. E como não existe terra bem tratada que deixe quem a tratou na mão, a roça ficou bonita e viçosa. Tanto que o Padre olhou pra roça e perguntou quem conseguira aquilo. Jardilino, de bate pronto respondeu: fui eu, com muito trabalho e suor.

– E a ajuda de Deus – emendou o sacerdote.

Jardilino engoliu em seco. Disse que no início era de desanimar. A terra era um verdadeiro torrão. Capinou o mato com muito afinco e plantou milho, feijão e melancia. A chuva chegou na hora certa.

-E com a ajuda de Deus – frisou o padre.

-Mas deu gafanhoto por aqui e comeu tudo.

Jardilino ficou esperando que Nicanor dissesse que foi com a ajuda de Deus. O sacerdote ficou calado e Jardilino continuou dizendo que não esmorecera. Replantou tudo e o resultado estava ali: feijão, milho e melancia a dar com o pau.

-Com a ajuda de Deus – voltou a afirmar o padre.

-Sim, com a ajuda de Deus. Mas, antes, quando Ele fazia tudo sozinho, o senhor precisava ver seu padre. Esta terra não valia um tostão furado.

Nicanor aconselhou Jardilino a rezar 231 “Creio em Deus Pai”, 511 “Ave-Marias” e 1.231 “Pai Nosso”.


Na próxima quarta-feira, dia 24 de março de 2021, o blog Report News Bahia e Adaelson Silva estarão de volta com mais um episódio da série: “Um Dedo de Prosa”. Não percam!


Observação: O colunista Adaelson é piritibano e atualmente reside no Estado do Paraná, onde é médico nefrologista.


Redação Report News Bahia.


Redes sociais – Report News (clique nas imagens):

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*