“A fuga de Lázaro”, confira o episódio desta quarta-feira (23/06) da série: “Um Dedo de Prosa” com Adaelson Alves Silva

O piritibano Adaelson Alves Silva (Dr. Adaelson) traz mais uma crônica da série “Um Dedo de Prosa”. O título do episódio desta quarta-feira, dia 23 de junho de 2021, é: “A fuga de Lázaro”.  

Leia:


Dentro da mata, ela mora

Adora a mata para morar

Para ver a caipora basta assoviar…

E quando ela aparece

Parece que é para ficar

Quando menos se espera, vai embora

E cá estamos nós, perplexos, com as notícias de Lázaro fugindo da polícia como o cão foge da cruz. A diferença é que o Lázaro se embrenhou numa mata e ninguém consegue encontrá-lo. Tem mais policiais dentro da mata do que as árvores que a constitui. Sob o céu da dita mata tem mais helicópteros e drones que nuvens. A pergunta que não quer calar: onde está Lázaro?

Naturalmente a resposta não está comigo. Semana passada alguém me disse que, com certeza, o fugitivo carregava consigo o famoso livro capa preta de São Cipriano e, que, sabedor das orações contidas neste livro, estava explicado o porquê de ninguém conseguir achá-lo. Já a minha amiga Mere das Petas, deu outra explicação: Lázaro fez um pacto com a “Caipora”, fornecendo pedaços de fumo para ela, que em retribuição o escondia das vistas dos policiais.

Vou contar um pouco sobre o que Mere nos falava no nosso tempo de infância, quando nos reuníamos na calçada da nossa casa para ouvirmos atentamente os seus “causos”.

Vamos aos fatos: A Caipora vive embrenhada no meio das matas. Ela protege os animais. Aparece quando algum caçador tenta fazer mal a algum animal ou ao meio ambiente. Ela tem a capacidade de fazer os caçadores se perderem no meio da floresta. Apesar de ser pequena no tamanho, a Caipora tem uma força imensa. É chegadinha num fuminho de corda. Não curte um “baseado”. Se desejar agradá-la o segredo eu já contei. Assim Mere encerrava a sua prosa.

Agora um pouco sobre São Cipriano, que nasceu no ano de 250 DC. Ele dedicou sua vida estudando ciências ocultas. Aprendeu muito sobre Astrologia, feitiços, sacrifícios e tudo que envolve o mundo místico. Para se aprimorar, Cipriano travou contato com feiticeiros influentes, como a bruxa Évora, a mais temida daqueles tempos. Quando ela morreu, deixou todos os seus segredos, magias e manuscritos para ele, que então se tornou um feiticeiro muito poderoso, reunindo todo seu conhecimento no “Livro da Capa Preta” – polêmico até os dias de hoje. O bruxo, que já era famoso, também usava sua magia para o lado negativo, chamando muitas vezes o próprio demônio. Mais tarde ele se converteu ao Cristianismo e abandonou a maldade. Seu dia é celebrado em 16 de setembro. Vou deixar para você, caro leitor, a escolha para a explicação do segredo de Lázaro.


Na próxima quarta-feira, dia 30 de junho de 2021, o blog Report News Bahia e Adaelson Silva estarão de volta com mais um episódio da série: “Um Dedo de Prosa”. Não percam!


Observação: O colunista Adaelson é piritibano e atualmente reside no Estado do Paraná, onde é médico nefrologista.


Redação Report News Bahia.


Redes sociais – Report News (clique nas imagens):

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*