“Deu com os burros n’água”, confira mais um episódio da série: “Um Dedo de Prosa” com Adaelson Alves Silva

O piritibano e colunista Adaelson Alves Silva (Dr. Adaelson) preparou mais uma crônica para todos os leitores do blog Report News Bahia. Este episódio da série: “Um Dedo de Prosa” tem como título: “Deu com os burros n’água”.

Leia:


O domingo, é dia que reservo para escrever algumas palavras para os amigos. Hoje estou atendendo ao pedido da minha amiga   Rosália Santos, irmã de Gringo e Laercio, antigos moradores de Piritiba e leitora assídua desta coluna. Ela quer saber a origem da expressão “deu com os burros n’água” que usamos para designar quando alguém faz um esforço para conseguir algo e se dá mal, tipo, iniciar um negócio e não dar certo.

Pois bem. Esta expressão vem dos tempos do Brasil colônia, quando era necessário escoar a produção de ouro, cacau e café entre o Sul e Sudeste.  Para atravessar o sertão brasileiro com essas mercadorias, os tropeiros utilizaram o lombo de burros e mulas que resistiam à longos períodos de caminhada pelas matas. Reza a lenda que, apesar de bastante lucrativa, estas comitivas sempre se deparavam com desafios de transpor rios desconhecidos ou regiões alagadas. E você deve estar imaginando que durante a travessia de rios caudalosos estes burros acabavam se afogando em razão do peso excessivo que traziam nas suas costas.

Diante deste grande problema, os Bandeirantes se viam obrigados a retornar a São Paulo e noticiavam sobre o fracasso da expedição usando a seguinte expressão: “demos com os burros n’água”. 

Hoje pela manhã eu fui fazer uma visita a um belo parque que tem aqui em Maringá, o Parque do Japão. Diante de sua beleza eu não me canso de visitá-lo, sempre que posso, mas hoje eu dei com os burros n’água”: o Parque estava fechado para visitação.


Na próxima quarta-feira, dia 14 de julho de 2021, o blog Report News Bahia e Adaelson Silva estarão de volta com mais um episódio da série: “Um Dedo de Prosa”. Não percam!

Clique na imagem e adquira já o seu curso!

Observação: O colunista Adaelson é piritibano e atualmente reside no Estado do Paraná, onde é médico nefrologista.


Redação Report News Bahia.


Redes sociais – Report News (clique nas imagens):

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*