“MÃO COM O PÉ”, confira o episódio desta quarta-feira (01/09) da série: “Um Dedo de Prosa” com Adaelson Alves Silva (Dr. Adaelson)

A série “Um Dedo de Prosa” traz mais uma crônica nesta quarta-feira, dia 1º de setembro de 2021. O episódio desta quarta tem como título: “MÃO COM O PÉ” e foi produzido pelo piritibano Adaelson Alves Silva (Dr. Adaelson).

Leia e se divirta:


Pois bem, era um domingo ensolarado e a cidade estava em festa. Desde cedo o movimento em frente ao Bar Central era grande. Várias pessoas a comentar e dar palpites sobre o resultado do embate futebolístico entre as seleções de Piritiba e de Mundo novo, marcado para às 16 horas, no Estádio Vasco Filho.

Verdade seja dita, o único que se negava a arriscar qualquer palpite, era o juiz da peleja, pois, não caia bem.

É quase certo que, se você não morou em Piritiba, não conheceu Zé Toquila. Mas não se avexe não, que o apresento ao distinto amigo:  Toquila, quando menino, pongando num trem de ferro, caiu e teve grave ferimento na perna direita, o que lhe causou a perda do membro (refiro-me à perna), amputada logo acima do joelho. Apesar da deficiência física, Zé superava todos os obstáculos. Chegou a ser vice campeão de natação. Só não nadava melhor que Emiliano, que por sinal só tinha um braço. Também era exímio mergulhador, montador de jegue e outras milongas mais. Como se não bastasse, era o ponta direita da seleção da sua terra. E foi no jogo entre as equipes de Piritiba e Mundo novo, que ele foi o pivô de uma das maiores encrencas que presenciei em jogo de bola.

Como foi, minha senhora?

Já estou lhe contando: o jogo estava zero a zero, e quase terminando os 03 minutos de acréscimo que o juiz tinha concedido. A seleção de Mundo Novo encurralando a seleção local. Toquila, o ponta direita, recuou para ajudar a defesa. Vai daí que o centroavante da equipe visitante chutou uma bola certeira em direção ao gol, e Toquila levantou a muleta, impedindo com a mesma que o gol acontecesse. Neste exato momento ouviu-se o apito do juiz. Ninguém entendeu o que ele estava marcando, até que ele pegou a bola com a mão e colocou-a na marca do pênalti.

O time inteiro cercou o juiz querendo saber de onde ele tirou aquele pênalti.

– Foi mão de Zé Toquila.

– Como mão, se ele defendeu com a muleta?

– Naquele momento a muleta era a extensão do braço, portanto foi mão na bola, argumentou o juiz. 

Foi aí que Gatimunha catou a bola que repousava na marca do pênalti e saiu correndo em disparada abandonado o Estádio. Como era a única bola disponível, o jogo terminou zero a zero e o pau comeu solto entre os jogadores.


Na próxima quarta-feira, dia 08 de setembro de 2021, o blog Report News Bahia e Adaelson Silva estarão de volta com mais um episódio da série: “Um Dedo de Prosa”. Não percam!


Observação: O colunista Adaelson é piritibano e atualmente reside no Estado do Paraná, onde é médico nefrologista.


Por Adaelson Alves Silva para o blog Report News Bahia.


⇒Redes sociais – Report News (clique nas imagens):

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*