Idosa é resgatada de trabalho escravo na Bahia: ‘Receio de pegar na sua mão branca’

No dia 27 de abril de 2022, Madalena Santiago da Silva foi libertada do trabalho análogo à escravidão depois de 54 anos. Ela trabalhava sem salários como doméstica para uma família branca em Lauro de Freitas/BA e foi libertada após uma ação do Ministério Público do Trabalho.

A idosa de 60 anos foi forçada a trabalhar para a família durante cinco décadas. Nesse período, ela teve mais de R$ 20 mil roubados de sua aposentadoria. Além disso, empréstimos bancários foram feitos em seu nome.

© Yuri Ferreira

Cena desesperadora mostra a face mais perversa do racismo brasileiro; após 54 anos sendo vítima de violência racista diariamente, idosa brasileira é libertada de trabalho análogo à escravidão. Após a deflagração da ação e a libertação de Madalena, a imprensa baiana foi atrás da vítima para ouvir sua história.

Enquanto a jornalista da TV Bahia Adriana Oliveira conversava com a doméstica, Madalena passou por uma situação emocionante e triste. A jornalista pegou na mão da vítima, que disse “fico com receio de pegar na sua mão branca”, disse a idosa.

Confira o vídeo:

Em seu depoimento para a televisão baiana, a vítima do trabalho análogo à escravidão relatou diversos casos de racismo da família contra ela.



“Eu estava sentada na sala, ela passou assim com uma bacia com água e disse que ia jogar na minha cara. Aí eu disse: ‘Você pode jogar, mas não vai ficar por isso’. Aí ela disse: ‘Sua negra desgraçada, vai embora agora’, disse Madalena à TV Bahia.



A pena para quem submete trabalhadores à situação análoga à escravidão é de 2 a 8 anos de reclusão, mas nunca nenhuma pessoa foi presa pelo crime na Bahia. Atualmente, Madalena recebe seguro-desemprego e um salário mínimo conquistado por uma ação cautelar do Ministério Público do Trabalho.

Redação Hypeness



Redes sociais – Report News (clique nas imagens):

 

Entre em contato através do número: 074 99955-2900. Anuncie conosco!




Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*