Ruídos que podem ser de submarino desaparecido foram capturados novamente nesta quarta, diz Guarda Costeira

O capitão Jaime Frederick, da Guarda Costeira dos Estados Unidos, afirmou que os ruídos que podem ser do submarino que sumiu foram capturados por dois dias seguidos: na terça-feira, dia 20 de junho de 2023 e novamente nesta quarta-feira (21/06).

Foram aviões canadenses que detectaram os ruídos. As buscas pelo submarino desaparecido perto do naufrágio do Titanic se concentram justamente onde esses barulhos foram capturados, embora os oficiais tenham dito que ainda não se pode dizer com certeza que os sons são do submarino que sumiu.

Navio Deep Energy que participa das buscas por submarino que despareceu durante expedição ao Titanic no Oceano Atlântico, em 20 de junho de 2023. — Foto: Guarda Costeira dos EUA

Apesar de a operação ter sido reajustada em função desses ruídos, os responsáveis pelas buscas admitem que ainda não se sabe com certeza se o barulho veio do submarino que sumiu.



“Não sabemos o que eles são”, afirmou o capitão.



Carl Hartsfield, um oceanógrafo que auxilia nas operações, disse que é difícil discernir fontes de ruídos, mas há múltiplos sensores, e os maiores especialistas do mundo estão analisando os dados.



“Cada ruído está sendo analisado, buscam-se padrões, mas é algo muito complexo no oceano, é preciso ter análise acústica, os ruídos são como de batida, mas é preciso ter todo o contexto”, afirmou o especialista.

“Posso dizer pela minha experiência que há sons biológicos, mas as pessoas que ouviram os ruídos são treinadas. Há também navios na região (que podem gerar barulhos), e isso precisa ser eliminado. A equipe está fazendo buscas na região correta. É preciso buscar a área correta, é o melhor que se pode fazer”, disse ele.



Frederick disse ainda que mais navios ainda chegarão ao longo desta quarta-feira (21) ao local das buscas. Até a manhã desta quarta, mais oito navios e novas sondas chegaram à zona de buscas no Oceano Atlântico, a cerca de 600 quilômetros da costa do Canadá.

No domingo (18), um submarino turístico com 5 pessoas a bordo começou uma viagem rumo aos destroços do Titanic, a 3.800 metros de profundidade no Oceano Atlântico. Depois de 1 hora e 45 minutos, a embarcação perdeu o contato com a superfície. A embarcação tem oxigênio disponível para manter os 5 tripulantes vivos até esta quinta-feira pela manhã.

Qual o objetivo da expedição? 

  • Ver os destroços do Titanic, que afundou em 1912, no Oceano Atlântico.

Onde estão os destroços do Titanic? 

  • A cerca 3,8 mil metros de profundidade, a 650 km da costa do Canadá.

Quem organizou o passeio e quanto custou? 

  • A expedição é organizada pela empresa de turismo marítimo OceanGate Expeditions, que cobra US$ 250 mil (R$ 1,19 milhão) de cada passageiro.

Quando o submarino desapareceu? 

  • A expedição começou na sexta-feira (16), partido de Newsfoundland, no Canadá. A descida propriamente dita teve início no domingo (18). A expectativa inicial era que demorasse cerca de duas horas para chegar aos destroços do Titanic, mas o módulo perdeu comunicação após 1 hora e 45 minutos de viagem.

Quem está a bordo? Há um piloto e quatro passageiros a bordo:

  • O diretor-executivo da OceanGate, Stockton Rush, piloto do submarino;
  • O empresário paquistanês Shahzada Dawood;
  • Suleman Dawood, que é filho de Shahzada;
  • O bilionário e explorador britânico Hamish Harding;
  • E o ex-comandante da Marinha Francesa Paul-Henry Nargeolet, principal especialista no naufrágio do Titanic.

Como é submarino? Chamado Titan, ele:

  • Tem 6,5 metros de comprimento por 3 metros de largura;
  • Pesa mais de 10 toneladas e é e feito de fibra de carbono e titânio;
  • É guiado por um joystick que se parece muito com um controle de videogame;
  • Move-se a uma velocidade de 3 nós (5,5 km/h) e é impulsionado por quatro propulsores;
  • Pode levar até cinco pessoas;
  • E não é autônomo, como um submarino de grande porte, razão pela qual precisou ser carregado na superfície do mar por 643 km até a região da descida.

O que pode ter acontecido? Especialistas têm as seguintes teorias:

  • O submarino pode estar no fundo do oceano;
  • Pode estar flutuando na superfície;
  • Ou pode ter implodido com a pressão da coluna de água.
Mapa mostra a localização dos restos do Titanic. — Foto: arte/ g1

Por g1 Mundo



Redes sociais – Report News (clique nas imagens):

 

Entre em contato através do número: 074 99955-2900. Anuncie conosco!




Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*