Recuperação de Créditos de PIS e Cofins Monofásico no Simples Nacional; fale com Welber Teles Contabilidade & Assessoria e saiba mais sobre o processo de recuperação tributária

Sua empresa é optante do SIMPLES NACIONAL? Se a resposta para esse questionamento for sim, é imprescindível que a sua contabilidade tenha domínio sobre as regras do PIS/COFINS monofásico para reduzir os encargos tributários recolhidos sobre as suas operações. 

É sabido que o SIMPLES NACIONAL na sua grande maioria é escolhido como regime tributário para ME’s e EPP’s pela carga tributária mais vantajosa com relação aos demais regimes, mas talvez o que você empresário não saiba, é que podemos reduzir a alíquota que incide sobre as operações de venda de produtos sujeitos à tributação monofásica de PIS e Cofins. Ou seja, as empresas que não se atentam a esse detalhe podem estar pagando tributos a mais do valor realmente devido. 

Se você tem interesse em saber como reduzir a carga tributária da sua empresa e ainda ter a possibilidade de recuperar os valores pagos indevidos nos últimos 5 anos, acompanhe essa matéria até o fim para saber mais. 

PIS E COFINS: 

De forma resumida o PIS e a Cofins são tributos federais que tem finalidade de financiar as áreas de seguridade social e direitos dos trabalhadores. 

  • PIS – Programa de Integração Social. Trata-se de um tributo federal de caráter social que financia os direitos dos trabalhadores brasileiros – como o seguro-desemprego. 
  • COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social. Tributo federal que tem o objetivo de financias as áreas de seguridade social – o que inclui Previdência Social, a Assistência Social e a Saúde Pública. 

Ambos são devidos após o auferimento de receita da pessoa jurídica. Assim, sempre que uma pessoa jurídica auferir receitas, exceto as exclusões, isenções e outros casos, estará sujeita ao recolhimento de PIS e da Cofins.  

PIS E COFINS MONOFÁSICO: 

Conforme a classificação da operação, a empresa deve agir de forma diferente para aproveitar o benefício de recolhimento do PIS/COFINS e evitar pagamentos de valores indevidos. 

Dentre as classificações tributárias que afetam o PIS/COFINS está à monofásica. Essa situação acontece quando a indústria ou o importador é responsável pelo recolhimento dos tributos incidentes em um produto de toda a cadeia de produção e de distribuição. Ou seja, os demais contribuintes não precisam recolher esse tributo, pois o mesmo já foi recolhido na sua origem. 

Dessa forma as empresas optantes do SIMPLES NACIONAL que atuam como revendedoras atacadistas ou varejistas podem se beneficiar da redução do PIS/COFINS monofásico, desde que identificados os produtos quês estão sujeitos a essa forma de tributação.  

Pelo fato da contribuição do SIMPLES NACIONAL ser recolhida de forma unificada, esses produtos, cuja tributação é monofásica acabam sendo incluídos no cálculo e o empreendedor paga mais do que deveria. 

Abaixo estão listadas algumas das áreas que mais comercializam produtos com tributação monofásica.

Veja: 

  • Auto Peças; 
  • Farmácias; 
  • Perfumaria; 
  • Cosméticos; 
  • Postos de Combustível; 
  • Bebidas; 
  • Mercados e Mini Mercados; 

RECUPERAÇÃO DOS VALORES:

Atualmente a Receita Federal realiza o ressarcimento dos valores pagos indevidamente no prazo de até 60 dias, na conta corrente, caso a empresa não tenha débitos ou parcelamentos em andamento. 

Caso a sua empresa se enquadre em algum dos ramos de atividade citados acima, entre em contato com a empresa contábil Welber Teles Contabilidade & Assessoria através do número: 13 99635-0689 (telefone operadora Claro e WhatsApp) ou via e-mail: teleswelber@gmail.com e saiba mais sobre o processo de recuperação tributária. 

  • Confira mais informações de Welber Teles Contabilidade & Assessoria CLICANDO AQUI!

Referências: 

MORAIS, Bruno. GUIA COMPLETO – CRÉDITO DE PIS E COFINS MONOFÁSICO NO SIMPLES NACIONAL. Blog Portal Contábeis. 07 dez. 2021. Disponível em: https://www.contabeis.com.br/artigos/7115/guia-completo-credito-de-pis-e-cofins-monofasico-no-simples-nacional/. Acesso em: 25 jun. 2022. 

Com informações da empresa Welber Teles Contabilidade & Assessoria

CLIQUE NA IMAGEM!


Redes sociais – Report News (clique nas imagens):

 




Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*