Produção de lixo doméstico aumentou em 7% na pandemia, em Salvador; capital recolhe 3 mil toneladas diariamente

A produção de lixo doméstico aumentou em cerca de 7% em Salvador, durante a pandemia, entre março a julho de 2020, comparado ao mesmo período de 2019. De acordo com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), o descarte de entulhos também aumentou, em cerca de 5%.

O aumento aconteceu por causa do maior tempo de pessoas em casa, como forma de se proteger do coronavírus. O presidente da Limpurb, Leonardo Oliveira, analisa ainda que a permanência das pessoas em casa também fez crescer o descarte de entulhos.


“O [descarte de] entulhos vêm crescendo. A gente acredita que devido a pandemia, as pessoas ficaram em casa e aproveitaram para fazer pequenas reformas, com isso elas vêm descartando de maneira irregular esses resíduos sólidos que são os entulhos, resíduos da construção civil”, falou Leonardo.


Só de lixo doméstico, a capital tem quase 3 mil toneladas recolhidas diariamente. O crescimento aconteceu principalmente em áreas mais populosas da capital, como explica Leonardo.


“Hoje a gente tem diversas áreas que mais produzem lixo, mas com certeza a área do subúrbio, aquela área ali do Vale das Pedrinhas também produz bastante lixo.”


O lixo é recolhido pelo compactador e levado para estações de transbordo, onde passam para outro caminhão, para ser levado para os aterros sanitários.


“A estação funciona para agilizar o roteiro de coleta. Os compactadores, que são popularmente conhecidos, como caminhão de lixo, eles vêm para essa estação de transbordo, deixam seus resíduos aqui e saem novamente para as ruas para poder fazer a coleta normalmente. O compactador pega em torno de 8 toneladas, esse caminhão [da estação] pega em torno de 29 toneladas. Daí segue para o aterro”, explicou Leonardo.


Por Tv Bahia

Redes sociais – Report News (clique nas imagens):

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*