Papa Francisco nomeia novos cardeais, incluindo o primeiro afro-americano

Por Reuters

O Papa Francisco deu posse no sábado, dia 28 de novembro de 2020, a 13 novos cardeais, incluindo o primeiro afro-americano a ocupar o cargo, expandindo ainda mais o impacto do pontífice no grupo que um dia elegerá seu sucessor. Wilton Gregory é arcebispo de Washington, nos Estados unidos, e tem 72 anos.

Os cardeais foram empossados em uma cerimônia, conhecida como consistório, que foi consideravelmente reduzida por causa da pandemia de Covid-19. Dois deles, inclusive, estiveram ausentes, já que não puderam viajar em razão das restrições de deslocamento. Cada cardeal podia convidar apenas dez pessoas para ir à Basílica de São Pedro, um número bem menor que em anos anteriores. Os 11 novos cardeais presentes, todos com os trajes litúrgicos vermelhos, acompanharam a cerimônia de máscara e com distanciamento uns dos outros para evitar a propagação do vírus.

Nove dos 13 cardeais têm menos de 80 anos e são elegíveis, segundo a lei da Igreja, para entrar em um conclave secreto para escolher o próximo papa entre eles, depois que Francisco morrer ou renunciar.

Foi o sétimo consistório de Francisco desde sua eleição, em 2013. Ele já nomeou 57% dos 128 cardeais eleitores, a maioria dos quais compartilha sua visão de uma Igreja mais inclusiva. Até agora, ele nomeou 18 cardeais de países que nunca haviam tido um, quase todos vindos de países em desenvolvimento. No consistório deste sábado, Brunei e Ruanda tiveram seus primeiros cardeais. Além deles, há seis italianos, um mexicano, um maltês, um espanhol, um americano e um filipino.

Embora a Europa ainda tenha a maior parcela de cardeais eleitores, com 41%, esse número caiu em relação aos 52% de 2013, quando Francisco se tornou o primeiro papa latino-americano.

Tentação de cometer ‘corrupção’:

Na cerimônia deste sábado, o papa advertiu os 13 novos cardeais que receberam o título sobre a tentação de cometer atos de “corrupção” durante a vida religiosa e, sobretudo, de sentir-se uma “eminência”.


“Pensem em todos os tipos de corrupção que podem encontrar na vida religiosa”, afirmou o pontífice durante a cerimônia de investidura dos 13 novos cardeais, com dois ausentes, que não conseguiram viajar devido à pandemia de coronavírus.

“Todos amamos Jesus, todos queremos segui-lo, mas devemos estar sempre atentos para seguir em seu caminho.”

Ele advertiu: “Por exemplo, o vermelho púrpura do hábito cardinalício, que é a cor do sangue, pode se tornar, pelo espírito mundano, uma distinção eminente. Assim, a pessoa não se sente mais um pastor, e sim uma eminência. Quando você sentir isso, você se sentirá fora do caminho.”


Francisco entregou em seguida o título cardinalício, assim como o anel e o barrete aos novos cardeais.

Fotos:

O arcebispo de Washington, Wilton Gregory, de 72 anos, durante a cerimônia em que foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco, nesta sábado (28), na Basílica de São Pedro, no Vaticano — Foto: Fabio Frustaci/AFP
Wilton Gregory é nomeado cardeal pelo Papa Francisco neste sábado (28), na Basílica de São Pedro, no Vatiano; ele se tornou o primeiro afro-americano nomeado para o posto — Foto: Fabio Frustaci/AP

Por Reuters

Entre em contato através do número: 074 99955-2900. Anuncie conosco!

Redes sociais – Report News (clique nas imagens):

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*