Novo golpe usa reforma da Previdência para fazer vítimas no WhatsApp.

Criminosos têm utilizado a reforma da Previdência como pano de fundo para novo golpe aplicado via WhatsApp. A mensagem, que já foi acessada 290 mil vezes até o momento, informa falsamente que o Governo Federal liberou saque de fundo previdenciário e contém um link para que a vítima informe seus dados. 

Segundo o Jornal Extra, que entrevistou Emilio Simoni, diretor do laboratório especializado em segurança digital da PSafe, o formato tem se tornado comum. Existem também versões que prometem liberações de FGTS, vagas de emprego e outros.  O principal objetivo é coletar dados da vítima, que permitem que os criminosos apliquem outros golpes mais elaborados.

Alguns sinais a que os usuários devem ficar atentos para evitar ser lesados estão na própria mensagem. O link não redireciona para uma página oficial do governo; o fundo previdenciário citado não existe; a mensagem tem erros de ortografia e pontuação; o governo não comunica valores a receber via WhatsApp, mas por e-mail via Instituto Nacional do Seguro Social. 

 Por Ítalo Wolff

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*