Lucas Arcanjo, jovem piritibano conquista o Campeonato Brasileiro (Série B) e faz história no Vitória; veja o roteiro

Foto: Arquivo Pessoal

Lucas Willians Assis Arcanjo, nascido no dia 05 de agosto de 1998. Assim como a maioria dos piritibanos, Lucas nasceu na cidade vizinha, Miguel Calmon-BA, mas traçou sua infância na cidade de Piritiba-BA. Viveu frequentemente no município piritibano até o ano de 2014, já que o mesmo carregava consigo um sonho, sonho de todo menino brasileiro, sonho de ser jogador de futebol. No caso de Lucas Arcanjo, o sonho era ainda mais especial, seguir os passos do seu pai, José Geraldo Arcanjo, conhecido como “Zé Balão”, ex-goleiro profissional com passagens por CRB, Corinthians-AL, Galícia e entre outros clubes.

Como tudo começou?

A história de Lucas no futebol brasileiro se iniciou ainda em Piritiba, aos 08 anos de idade. Onde dividia os treinamentos entre a Escolhinha de Futebol de Piritiba, comandada pelo professor Mário e no Sítio da Família, onde os treinos eram comandados pelo seu pai. O objetivo de José Geraldo foi criar uma essência de aprendizado para que Lucas chegasse com uma certa estrutura nas categorias de base de qualquer clube. 

Além dos treinamentos, prevalecia a disciplina, orientações e conselhos vindo de “Zé Balão”. Lucas absorvia tudo e começou a cria foco no objetivo. O atleta piritibano tem como inspiração o pai (José Geraldo) e Dida, um dos maiores goleiros da história do Vitória.



“Em primeiro meu pai, indiscutível. O Dida, por ser aqui do Vitória também, e me espelho na história dele, pelo que ele já fez pelo clube, e quero seguir os mesmos caminhos. Fábio Costa, por ser do clube também”, disse o piritibano.



Em entrevista ao Globo Esporte, o piritibano revelou que o pai não queria que o mesmo fosse goleiro, por ser uma posição ingrata.



“Foi da infância, meu pai foi goleiro. Meu pai não queria que eu fosse goleiro, por ser uma posição ingrata. Porém, como ele me levava para os treinos quando ele jogava, e goleiro sempre treina a parte na beira do campo, eu ficava no meio do campo com os companheiros dele brincando e tinha um certo momento do treino que eu ia para o canto do campo, ficava vendo treinar. Todo time dele era isso, eu vendo sempre ele treinar e jogar, comecei a criar esse amor pela posição de goleiro. Só que eu comecei lá em Piritiba escondido, que eu era da escolinha, mas jogava na linha de lateral-direito. Quando tinha os ‘babas’, eu ia escondido no gol, porque eu tinha medo dele brigar comigo por conta disso, ele queria que eu fosse centroavante”, relembra Arcanjo.

“Um dia, um amigo dele falou com ele: ‘Rapaz, você já viu seu filho no gol?’, e meu pai disse que não, que eu não gostava de ser goleiro. O amigo dele dizia que eu pegava muito e que devia me ver no gol. Marcaram um jogo para eu poder ir no gol e meu pai foi escondido, me assistiu e, depois do jogo, ele me chamou para conversar. ‘’Venha cá, você quer ser o quê?’, olhei para a cara dele e disse que eu queria ser goleiro. ‘Tem certeza?’; eu disse que tinha, e aí no outro dia eu já estava com luva e chuteira, ele começou a me treinar lá no interior, lá no sítio. Na escolinha, começaram os campeonatos e a trajetória começou no Galícia, aqui de Salvador, em 2014. Mesmo time em que ele começou, eu comecei também, então foram trajetórias parecidas”, completou o atleta.



Primeiro clube:

Arcanjo teve a primeira oportunidade no ano de 2014, no Galícia, time com sede em Salvador. O piritibano jogou nas categorias de base do clube e disputou a tradicional Copa São Paulo de Futebol Junior. O jovem já caia nas graças da população de Piritiba que via o atleta como seu represente. A passagem no Galícia foi entre 2014 e 2015, até o interesse do E. C. Vitória.

E. C. Vitória:

Lucas Arcanjo foi contratado para as categorias de base do E. C. Vitória ainda em 2015, onde também disputou a Copa São Paulo de Futebol Junior pelo Leão e demais competições da base, até o ano de 2019, quando foi promovido para o time profissional. Mesmo já sendo um atleta profissional o jovem ainda disputava competições pela equipe Sub-23 do Rubro-Negro baiano. Em 2021, ele estendeu seu contrato com o clube até 2023.

Em 08 anos de Vitória, Lucas viveu todas as fases do futebol, o Leão não estava bem nas competições e amargou lutas contra o rebaixamento na Série B (Brasileirão) e queda para a Terceira Divisão da competição, além de eliminações na primeira fase do Campeonato Baiano e Copa do Brasil. O clube baiano chegou a figurar na zona de rebaixamento da Serie C nas 06 primeiras rodadas.

A crise externa também colaborou para os péssimos resultados dentro de campo. Onde o ex-presidente Paulo Carneiro não conseguiu contornar a crise financeiro do clube. O gestor, eleito em 2019, foi destituído do cargo de presidente do Vitória em 2022. O clube passou a ser administrado de forma oficial por Fábio Mota (atual presidente).

Ainda em 2022, no mês de julho, Lucas sofreu uma lesão no ombro que o tirou do restante da temporada. Mesmo nos momentos difíceis do clube e individualmente, o piritibano manteve sempre confiante de que toda dificuldade iria passar. Nas entrevistas, Lucas se posicionava sempre com pensamentos positivos.

Ascenção:

O Vitória cresceu ainda no Campeonato Brasileiro da Série C, a página começa a virar. O Leão conseguiu dois acessos em sequência. Subiu da Série C para a Série B, em 2022. Lucas retornou para a temporada de 2023 ainda mais focado. O mesmo se tornou um dos principais jogadores da equipe. O atleta adquiriu grande evolução e mesmo sendo muito jovem assumiu o papel de um dos líderes do elenco. Colocou em prática a disciplina, os conselhos e foco passados pelo seu pai (José Geraldo), além de se colocar como uma das principais personalidades do time. Lá atrás, quando o Rubro-Negro enfrentava dificuldades, Lucas também sofreu críticas após oscilar em seu desempenho, mas soube transformá-las em incentivo e aprendizados.

Foto: Arquivo pessoal/Instagram

Arcanjo foi o único titular constante da temporada de 2023 e em maio alcançou a marca de 100 jogos pela equipe baiana. O Vitória mudou o patamar, realizou contratações pontuais e o time criou solidez. Como resultado, conquistou o Campeonato Brasileiro da Série B. O Leão ganhou o título nacional realizando uma das melhores campanhas da competição, além de alcançar a sua maior pontuação na história da Série B, faltando ainda uma rodada para o término do campeonato (72 pontos). Lucas foi fundamental na trajetória até o título, com defesas importantíssimas segurou a onda lá atrás.

O piritibano se tornou o goleiro com mais jogos sem tomar gol em uma edição da Série B. Foram um total de 19 partidas sem “buscar a bola no fundo das redes” (Recorde!).

Foto: Arquivo pessoal/Instagram

Titulo:

O E. C. Vitória conquistou o seu primeiro título Nacional. Consagrou-se campeão da Série B com duas rodadas de antecedência e terá o direito de disputar novamente o Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão, considerado um dos campeonatos mais difíceis do mundo. Arcanjo estendeu seu contrato mais uma vez com o Rubro-Negro, com vinculo até 2026.

Foto: Arquivo pessoal/Instagram

O Rubro-Negro ainda jogará a última rodada da competição (38ª) contra a Chapecoense na Arena Condá (Santa Catarina). Mas até aqui, em 37 jogos na Série B, o Leão teve uma campanha com 22 vitórias, 06 empates e 09 derrotas. Marcou 49 gols (terceiro melhor ataque) e sofreu 28 gols (segunda melhor defesa).

Em entrevista após vitória sobre o Sport no Barradão (1 a 0), pela 37ª rodada da Série B, Lucas citou o nome da sua cidade (Piritiba-BA), além de mostrar uma camisa confeccionada pela empresa piritibana DJ Confecções com a seguinte frase:



“Independente para onde você vá, nunca esqueça de onde você veio”

Foto: Redes Sociais


Apoio familiar:

Independente da fase em que Lucas conviveu e convive no futebol, o seu pai, José Geraldo, juntamente com a sua mãe, Lu Arcanjo, irmã, Nathalia Arcanjo, esposa e demais familiares se mantiveram e se mantém muito próximos do atleta. Nos momentos de distância entre Piritiba-BA, Salvador e os locais em que o jovem goleiro joga pelo Brasil a fora, “Zé Balão” realiza constantes ligações antes e após os jogos. Uma forma de manter o atleta com a cabeça boa para trilhar uma linda história no futebol. A família do atleta é um grande exemplo de família.

Foto: Arquivo Pessoal/Facebook

Comemorações:

Na tarde do sábado, dia 19 de novembro de 2023, uma multidão celebrou o título do Vitória na Barra. Os shows ficaram por conta de Léo Santana e Ivete Sangalo, além de alguns convidados como Falcão (Guig Ghetto) e o Polêmico. Léo Santana convidou Lucas e o chamou de “paredão” diante da torcida Rubro-Negra.



“Uh é paredão o goleiro do Leão”, cantou Léo.

Foto: Reprodução/Instagram


Jogadores, comissão técnica, dirigentes e torcedores estão comemorando bastante o título e o acesso para a Série A. Um título que coroou a luta desde os momentos difíceis até a ascensão. Não faltou comprometimento, luta, determinação, disciplina e foco. A torcida fez o seu papel e a cada jogo a paixão aumentava ainda mais. Os torcedores embalaram a equipe até a conquista.

No trio, onde foi realizada as apresentações dos artistas, Lucas Arcanjo também foi o responsável por comandar as comemorações e puxar os hits que estiveram presentes no estádio do Barradão durante a campanha do Rubro-Negro.

Foto: Reprodução/Instagram

O sonho mais do que especial daquele menino se tornando realidade com um título importante. Lucas ajudou o Vitória a voltar para a Série A do Campeonato Brasileiro.

Foto: Arquivo pessoal/Instagram

Toda equipe do Blog Report News Bahia parabeniza o goleiro Lucas Arcanjo e o time do Vitória por este título importante para a história do clube. Ao mesmo tempo, agradece ao atleta por levar o nome da cidade de Piritiba tão longe.



Parabéns Lucas! Parabéns José Geraldo e familiares! Parabéns Vitória!



Foto: Arquivo pessoal/Instagram

Redação Report News Bahia

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*