Deputado estadual João Isidório sofreu lesão na coluna, após pular no mar, diz amigo da família

O deputado estadual João Isidório, que morreu na quinta-feira, dia 11 de novembro de 2021, sofreu lesão na coluna, após pular no mar, segundo relata Ronald Dias, amigo dele, que estava no local do ocorrido. A família, no entanto, não falou sobre o caso.


“Ele se jogou em um local raso, segundo informação que eu obtive, onde teve fratura na coluna cervical. Acredito que com a fratura na coluna ele tentou se sustentar de pé e nessa hora não teve o auxílio”, detalhou.


Apesar de estar no local do ocorrido, o amigo disse que não viu a hora em que o deputado pulou no mar.


“A gente estava em um passeio entre família. Eu não vi na hora que ele se jogou, caiu no mar, e caiu no raso. Era um local raso, da cintura para baixo.”

“Aí depois quando eu virei, que eu vi ele, eu vi como se ele estivesse lavando o rosto com a água. Batendo os braços e com o rosto na água. Depois que ele parou, que ele ficou com a ‘cara’ na água, foi que a gente desceu, se jogou, e começamos a dar os primeiros socorros.”


De acordo com Ronald, um primo de João, que é policial, pediu ajuda ao Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer).


“A gente foi tentando reanimar até chegar em Madre de Deus. Fazendo respiração boca a boca. O Samu chegou, botamos no Samu, deram os primeiros socorros, levaram para o estádio, de lá para o hospital, onde infelizmente o irmão que a vida me deu veio a óbito”, disse.


Segundo o amigo, João era uma “pessoa de coração grande e muito bondoso”.


“A vida me presenteou ele como irmão. Para mim está sendo muito difícil lidar com esse momento”, afirmou.

“Ele era um pai, um filho responsável, obediente ao seu pai pastor Isidório. Foi um político extraordinário, com um futuro promissor, e partiu de uma forma tão precoce sem nos dar o direito de poder se despedir”, lamentou.


João Isidório tinha 29 anos. O corpo dele foi velado nesta sexta-feira (12/11), na sede da Fundação Jesus, em Candeias, na região metropolitana de Salvador. Durante o velório, o deputado federal Pastor Sargento Isidório, pai de João, discursou e disse ainda não acreditar na morte precoce do filho.

Com fundação de obra social lotada, corpo do deputado João Isidório é velado na Bahia — Foto: Giana Mattiazzi/TV Bahia

O senador Jaques Wagner também esteve no velório e disse que a morte do deputado é uma perda para a Bahia, tanto para o trabalho desenvolvido na Fundação Dr. Jesus, quanto na política.


“Um jovem, o mais votado em 2018, era muito tranquilo, só fazia o bem, sempre juntando as pessoas e tinha uma carreira bonita como deputado estadual. Tem horas que não adianta tentar falar, a gente fica sem palavras, eu vim trazer meu abraço para família e depois vou continuar dando força para o Sargento Isidório, para que ele possa continuar, porque o filho era o braço direito dele”, disse o senador.


A fundação Dr. Jesus, onde o velório foi realizado, é uma organização sem fins lucrativos que trabalha no tratamento e acolhimento de dependentes químicos. Ela foi fundada pelo Pastor Sargento Isidório e João atuava como coordenador.

Foto: TV Bahia

História:

Nascido em 26 de janeiro de 1992, João Isidório foi eleito para o primeiro mandato como deputado estadual nas eleições de 2018. Filiado ao Avante, ele recebeu 110.540 votos e foi o parlamentar mais votado do estado para a Assembleia Legislativa. Antes de ser eleito deputado estadual, João trabalhava com o pai, Pastor Sargento Isidório, que atualmente é deputado federal.

João Isidório com o pai durante diplomação após eleição — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Pai de três crianças, duas adotivas e uma biológica, João Isidório era evangélico e cantor gospel. Ele cantava acompanhado dos “Timbaleiros de Cristo”, grupo formado por pessoas acolhidas na Fundação Dr. Jesus

Na Assembleia Legislativa da Bahia, João Isidório era o atual vice-líder do bloco da maioria. Além disso, ele integrou as comissões de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho; Direitos Humanos e Segurança Pública e atualmente era suplente das comissões Especial da Promoção da Igualdade; Direitos Humanos e Segurança Pública; Especial para Avaliação dos Impactos da Pandemia do COVID-19 e de Constituição e Justiça. Na sexta-feira (05/11), João Isidório escreveu sobre a morte da cantora Marília Mendonça.


“A vida é um sopro!” disse o político antes de citar um trecho da canção “Trem Bala”, de Ana Vilela.


Ele postou um vídeo onde Marília canta a música “Nunca Pare de Lutar”, de Ludmila Ferber.

João Isidório escreveu sobre a morte da cantora Marília Mendonça nas redes sociais — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Repercussão:

Após a morte de João Isidório, partidos e políticos lamentaram a morte do parlamentar. O governador da Bahia, Rui Costa, decretou luto de três dias no estado. O senador Ângelo Coronel divulgou nota onde se solidariza com familiares e amigos do parlamentar.


“A Bahia perde um jovem talentoso, conciliador, filho exemplar. O Nosso João. Que tristeza. Eu e Eleusa nos solidarizamos com toda a família e amigos. Que Deus os conforte por essa falta.”


Governador da Bahia, Rui Costa, decretou luto de três dias no estado e lamentou morte através das redes sociais — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O senador Jaques Wagner (PT) também falou sobre a morte do deputado.


“Perdemos um jovem com futuro promissor e que ainda tinha muito a contribuir com a Bahia. Nossa solidariedade e abraço à família, especialmente ao amigo Pastor Sargento Isidório”, disse.


O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Adolfo Menezes divulgou nota onde lamenta a morte do colega.


“É mais um golpe muito duro nestes tempos de luto. João era um companheiro muito leal, discreto, mas com um trabalho social de largo alcance em Candeias, com a ressocialização de usuários de drogas, em parceria com o seu pai, o deputado federal Sargento Isidório. A morte é sempre dolorosa, mas, quando alcança um jovem de 29 anos, é pura crueldade”, declarou Menezes.


A Assembleia Legislativa da Bahia divulgou nota onde diz que o deputado era ” jovem, atuante e com uma trajetória pela frente”. Prefeito de Salvador, Bruno Reis também se manifestou sobre a morte do deputado estadual. Ele manifestou solidariedade aos familiares e amigos do político.

Prefeito de Salvador, Bruno Reis também se manifestou sobre a morte do deputado estadual nas redes sociais — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Presidente da Câmara Municipal de Salvador (MDB), Geraldo Júnior, também lamentou o falecimento do deputado.


“Presto minhas condolências e sentimentos aos seus familiares. E quero desejar força ao Pastor Sargento Isidório neste momento de dor. Realmente, é um momento difícil para este homem de fé. Vamos orar pelo deputado João Isidório”, disse o presidente do Legislativo de Salvador.


O Partido Democrático Trabalhista (PDT) da Bahia divulga nota onde lamenta a morte do deputado estadual João Isidório (Avante), e presta solidariedade aos familiares, em especial ao pai, o deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante).


“É uma notícia muito triste. O deputado João Isidório era uma pessoa muito boa, conciliadora e sempre disposta a ajudar o próximo. Todos os políticos gostavam muito dele. Que Deus o receba e console os familiares nesse momento de dor”, diz o presidente do PDT da Bahia, deputado federal Félix Mendonça Júnior.


A Câmara de Vereadores de Madre Deus publicou nota, nas redes sociais, lamentando a morte do político.

Câmara de Vereadores de Madre Deus publicou nota, nas redes sociais, lamentando a morte do político. — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por TV Bahia e g1 Bahia


Redes sociais – Report News (clique nas imagens):

 

Entre em contato através do número: 074 99955-2900. Anuncie conosco!




Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*