Chapada: Incêndio florestal na região da Serra das Almas tem resignação e retorna mais intenso.

Algumas localidades da região do Parque Natural da Serra das Almas, entre Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora, na Chapada Diamantina, tiveram a péssima notícia nesta quinta-feira, dia 07 de novembro de 2019, da resignação do incêndio florestal que vinha sendo controlado nos últimos dias.

De acordo com informações da coordenadora ambiental do município de Rio de Contas, Dilcileia Anjos, o incêndio na área do Parque da Serra das Almas, em qual a Brigada Guerreiros, de Barra da Estiva, combateu na noite da terça-feira (dia 5), foi debelado, no entanto, áreas de Reserva Particular de Proteção Natural (RPPN) foram atingidas pelo fogo de forma alarmante.


“Houve resignação forte na RPPN e todo mundo está lá hoje (quinta-feira) nesse local e está tendo também ainda em Itaguaçu, em Livramento de Nossa Senhora, mas tá todo mundo atuando lá”, afirmou à coordenadora.

“Na realidade o foco do lado de Livramento está bem intenso, mas a brigada de Ouro Verde, de Andaraí, já está aqui também colaborando, hoje tem bastante gente”, contou.


Clima:

As previsões meteorológicas falam em máximas de 31ºC na região e a tendência é que com esse calor a dificuldade na extinção do fogo aumente. Está previsto máximas de 32ºC em Rio de Contas nesta sexta-feira (dia 8), a mesma temperatura que deve prevalecer em Livramento.

Isso sem falar nos ventos nessa região de serra, que acabam por alastrar o fogo de forma mais rápida, e no difícil acesso aos locais. Inclusive há relatos de brigadistas que precisaram escalar certos trechos, pois não havia outra forma de atravessar para combater o fogo.

Além dos brigadistas voluntários, o combate aos incêndios florestais continua sendo realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) e, com o suporte do Programa Bahia Sem Fogo, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema). Na Serra das Almas, o estado também cedeu quatro aviões Air Tractors e um helicóptero.

Fonte: Jornal da Chapada

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*