Brasil: Após grande repercussão, polícia desmente “Fake News” sobre a venda de carne de urubu.

A polícia de Manaus, norte do país, desmentiu um boato que passou a circular nas redes sociais sobre venda de carne de urubu como se fosse galinha ao custo de R$ 5,00 o quilo. A identificação do boato ocorreu na fonte, num blog sensacionalista com o sugestivo nome de “abutre”, especializado em propagar mentiras para atrair curtidas. Para tentar conferir veracidade aos boatos, ele fez uma fotomontagem com imagens antigas, de baixa resolução, retiradas da internet em 2016. Numa delas tem cabeças de urubu, também de postagem antiga.

O autor da postagem foi intimado a episódio da Vigilância Sanitária e se comprometeu em retirar o conteúdo mentiroso, sob pena de ser enquadrado por falsa comunicação de crime. O Sudoeste Digital entrou com o editor do Boatos.com, via zap, que confirmou a fraude na postagem. O autor da postagem não atendeu a reportagem.


“Infelizmente muitas pessoas ainda acreditam em tais boatos, mesmo sabendo que as informações não apresentam supostos pontos de venda, eventuais vendedores e contém grosseiros erros na escrita”, assinalou o agente de saúde Dermeval Santiago Lima. “O que não falta em Manaus é galinha caipira de verdade”, emendou.


Lima vai mais além, observando que o suposto crime não foi divulgado pelos grandes sites, já que seria de repercussão nacional por se tratar de “suposto crime contra a saúde pública”. Ele remenda as pessoas pesquisarem em sites de credibilidade antes de propagarem notícias como essas.

No texto original que circula na internet e repercutido na íntegra por alguns blogs, o autor comete diversos erros ortográficos, de concordância e acentuação. “Manaus – Mercado de carnes  de Urubu, circula pela capital amazonense”. Comercio (sic) clandestino de carne de Urubu dizendo que é de galinha caipira, segundo informações os animais são capturados com linha de pesca e anzóis com isca, depois são tratados e embalados e passam a ser vendidos nas ruas de Manaus.

O preço é R$ 5,00 reais a unidade, pessoas vitimas da malandragem e do golpe alertam a população a ter cuidado, se oferecerem galinha caipira, cuidado! Você pode estar comprando carne de Urubu.

Fonte: Sudoeste Digital

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*