Adelmir Trindade, 2º caso da Covid-19 em Piritiba/BA, concede entrevista ao blog Report News Bahia. Confira:

O piritibano Adelmir Dias Trindade concedeu uma entrevista na noite deste domingo, dia 26 de julho de 2020 ao blog Report News Bahia. Em virtude da pandemia e seguindo os protocolos de prevenção, o “bate-papo” de Adelmir com o repórter Anderson Costa foi feito via aplicativo do WhatsApp.

“Delmir” (como também é conhecido), tem 41 anos, é natural de Piritiba/BA, mais precisamente do povoado do Massambão e profissional na área de construção civil. Se mudou para Salvador com 07 anos de idade, foi criado na capital baiana e retornou para a sua cidade natal no dia 14 de fevereiro de 2014 (onde reside atualmente). O mesmo é desportista, amante do futebol, torcedor do Bahia e querido entre os seus amigos. Delmir está sempre organizando e participando de eventos esportivos.

O piritibano, que foi considerado o 2º caso positivo em Piritiba, contraiu o vírus em maio. O resultado foi testado positivo para Covid-19 no dia 21 do mês citado acima. Trindade foi internado no Hospital Dr. Carlos Ayres (Piritiba), onde permaneceu isolado na “sala vermelha” por aproximadamente 24 horas. Foi transferido via Central de Regulação para o Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, na cidade de Irecê no dia 22/05, retornou para Piritiba e se recuperou em sua residência.  

Entrevista:


O blog Report News Bahia, através do repórter Anderson Costa iniciou o “bate-papo” com a seguinte pergunta:

⇒RNB:

Delmir, quando você percebeu que poderia estar com o vírus e qual foi a sua reação quando o resultado do exame deu positivo?

⇒Adelmir:

Quando eu voltei de Salvador no dia 11 de maio, eu fui trabalhar, trabalhei o dia todo e a noite senti frio, dor de cabeça, febre e dor no corpo. Tomei um remédio e assim consegui trabalhar a semana toda. Não havia procurado um médico porque achei que estava apenas com uma virose e também com a garganta inflamada. A partir da outra semana, quando a situação começou apertar, eu procurei os médicos para fazer o teste.

Quando fiz o teste, que deu positivo, minha reação foi de tranquilidade, não fiquei apavorado em momento algum, até porque eu sabia que não tinha problema nenhum de saúde. Na verdade minha preocupação quando testei positivo foi com a população, com as pessoas que estiveram próximo a mim e meus filhos.         

⇒RNB:

Quais foram os sintomas que você teve e o que mais incomodou?

⇒Adelmir:

Os sintomas foram febre, dor na cabeça, dor no corpo, tosse seca sem coriza, falta de ar, muita dor no pulmão, cansaço físico, devido à falta de ar. O que mais me incomodou foi a falta de ar, no dia em que pedi para fazer o teste. Durante todo esse período o que também mais me incomodou foi a dor no pulmão. Quando tossia sentia dor.

⇒RNB:

Algum momento você teve medo do pior?

⇒Adelmir:

Medo a gente tem, mas tive pouco medo, até porque eu não tenho problema de saúde. Eu venho sempre acompanhando as reportagens em rádios, TV e internet, na minha visão todos estão sujeitos a contrair essa doença, mas é bem preocupante para quem tem qualquer outro tipo de problema de saúde, como eu não tenho, tive medo, mas bem pouco.  

⇒RNB:

Como foi para você ficar isolado de tudo e de todos durante a recuperação?

⇒Adelmir:

O isolamento é horrível, você não tem contato com ninguém, principalmente porque gosto de brincar, conversar com o povo. Ficar separado da população e de tudo que gosto foi difícil. Foi complicado, mas pedi sempre a DEUS que a situação ruim passasse para que eu pudesse ter acesso as coisas que eu sempre tive: futebol; as amizades da rua; a feira livre, que eu gosto de frequentar todos os sábados. É horrível ficar isolado de tudo.

⇒RNB:

Você sofreu algum tipo de discriminação? Se sofreu, como reagiu?

⇒Adelmir:

Pouco, mas sofri. No dia 14 de junho quando recebi a notícia de que estava curado, pelo tempo que fiquei em isolamento sem sentir mais nada, e quando fui a feira livre em um sábado, vi as pessoas me olhando, outras comentando, eu entrava nos estabelecimentos e o pessoal se afastava, isso foi muito chato, mas infelizmente a gente não pode fazer nada, cada ser humano age de uma forma, como quiser e como achar que deve agir, não pensa no próximo, não pensa que pode magoar, não pensa que pode causar algum tipo de transtorno ou outros tipos de coisas, mas graças a DEUS sigo de cabeça erguida, não me abateu, nem me preocupei com esse tipo de situação e fiquei tranquilo.

⇒RNB:

Qual foi a sensação de ter recebido a notícia de que estava curado do Coronavírus?

⇒Adelmir:

A sensação foi uma das melhores possíveis, quando soube que teria acesso a tudo, poder andar, ter contato com o povo, mesmo com as medidas de prevenção por conta da Pandemia, sem poder abraçar e pegar na mão, tendo os devidos cuidados, mas foi uma ótima sensação, de alívio, de liberdade. Foi complicado, mas quando soube que estava livre, curado foi uma sensação maravilhosa.


“Delmir” ainda relatou que não deseja para o próximo tudo o que passou.


“O que eu passei não desejo nem para o meu pior inimigo, foi totalmente desconfortável. Fiquei preocupado quando soube que testei positivo, fiquei preocupado com meus filhos que estavam dentro de casa. A sorte foi que na segunda-feira, quando percebi que estava sentindo algo diferente, comecei a prevenir. Um dos meus filhos dormia comigo e passei a dormir separado dele, comecei a não compartilhar as coisas de casa com eles, evitei o máximo”, disse.


Na entrevista, o piritibano falou sobre o sobrinho, que foi considerado o 3º caso positivo no município e que havia testado positivo um dia depois do entrevistado (22/05). Adelmir detalhou que o sobrinho acabou sendo contagiado porque ambos estavam trabalhando juntos e convivendo na mesma residência. O jovem de 18 anos também está curado do coronavírus.    

O piritibano ainda disse que essa situação serviu para observar quem são os amigos verdadeiros e falou também sobre críticas que sofreu em virtude de alguns comentários.


“Recebi muitas mensagens gratificantes e vídeos, do pessoal desejando uma boa recuperação, orando por mim, de pessoas que eu nem imaginava receber”, frisou.

“Para aqueles que comentaram, falaram mal de mim em rádio e na cidade, dizendo que eu cheguei a fazer live, sabendo que estava contaminado, que fiz churrasco e reggae na minha casa, peço que DEUS os proteja e que livre eles de todo o mal, principalmente desse vírus”, disse.


A entrevista foi concluída com uma mensagem de Adelmir Dias Trindade e um comentário de Anderson.


“Peço a todos que se cuidem, se protejam, se previnam, use máscaras, evitem aglomerações, porque é sério, além de ser um perigo para que não tem a imunidade boa, pode levar a óbito, portanto, usem máscaras, lavem bem a suas mãos, evitem compartilhar objetivos com pessoas desconhecidas e demais” concluiu.

“O blog Report News Bahia agradece ao piritibano Adelmir por nos conceder essa entrevista. O objetivo é mostrar que é preciso seguir as medidas de prevenção corretamente, a doença é séria, perigosa e todos nós estamos sujeitos a contraí-la. Ao invés de discriminar, tente ajudar de alguma forma, pois ficar isolado de todos e das coisas que gostamos não deve ser nada bom, como abordou o entrevistado. É nesse momento que as vítimas da Covid-19 precisam de um apoio”, disse Anderson Costa


Atualmente a Secretaria de Saúde de Piritiba registrou 22 casos positivos do coronavírus. 06 pessoas estão curadas (VEJA AQUI).

Fotos de “Delmir” antes da Pandemia:

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e barba

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, selfie e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé, sapatos, céu, shorts, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: 3 pessoas

A imagem pode conter: 2 pessoas, chapéu e close-up

Redação Report News Bahia

Redes sociais (Report News):

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*