A Clínica Mais Vida avisa: virose é uma infecção provocada por algum tipo de vírus, como sugere o próprio nome, e que afeta o sistema imunológico do paciente afetado. Saiba mais:

Assim, em teoria, doenças como gripe, dengue e até mesmo a infecção por HIV deveriam ser consideradas viroses. Porém, na prática, os médicos costumam se referir a viroses quando lidam com infecções do trato gastrointestinal. Com essa classificação tão abrangente, existem diversos tipos de sintomas que caracterizam viroses, que normalmente variam conforme o tipo de vírus e as regiões do corpo que eles costumam afetar.

Podemos dividir as viroses em dois grupos: as viroses gastrointestinais e as respiratórias.

  • As viroses gastrointestinais são muitos comuns no verão e costumam atacar o sistema digestivo e tem como principal sintoma a diarreia, que pode durar de três a sete dias.
  • As viroses respiratórias normalmente são causadas pelos vírus da gripe (influenza) e também os vírus que causam resfriados comuns.

Elas normalmente causam sintomas clássicos do sistema respiratório. As viroses costumam ser autolimitadas, ou seja, têm sintomas que duram um período curto de tempo e se curam espontaneamente, entre 5 e 10 dias. Muitas vezes os sintomas de viroses podem ser simples e não levam a pessoa ao médico. O ideal é buscar ajuda se os sintomas estão atrapalhando seu dia a dia, se intensificam e não melhoram mesmo com medicações.

O diagnóstico de uma virose é feito com base no exame clínico dos sintomas e histórico do paciente e pedidos de exames conforme as suspeitas do médico.

Algumas viroses podem ter seu agente causador identificado pela sorologia específica, mas nem todas elas possuem esse tipo de exame.

O tratamento das viroses normalmente consiste em tratar e minimizar seus sintomas, já que existem poucos medicamentos para os vírus em si. O tratamento dos sintomas envolve remédios para redução da febre e melhora da dor, além de orientações gerais de saúde. Em caso de piora dos sintomas apresentados que venham trazer desconforto para o desenvolvimento das suas atividades diárias, procure o médico da sua confiança e siga as orientações passadas por este profissional.

Agende seu atendimento na Clínica Mais Vida e saiba como tratar em caso de sintomas de virose. Os números para contatos são: 74 9 8135-3505 / 74 9 8125-8397 (WhatsApp e Claro). A Clínica está localizada na Rua Direita Dois de Julho em Jacobina-BA.

  • Confira outras informações clicando AQUI

Informações da Clínica Mais Vida

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*