#Polêmica: São falsas as postagens que comentam que o governo da Bahia teria vendido 10% do território para chineses

O projeto de cidade inteligente do Governo da Bahia faz parte dos planos do atual prefeito de Jaguaripe, Heráclito Arandas (PSD), visto que o município seria a sede do projeto e, de acordo com ele, incentivaria o crescimento local. No entanto, ele salientou, em entrevista ao portal R7, que ainda não há nenhum projeto em andamento, pois ainda encontra-se em fase inicial. A cidade inteligente seria construída no município de Jaguaripe, que fica a 239km de Salvador. O projeto estaria relacionado à construção de uma ponte que deve ligar a capital baiana à ilha de Itaparica, facilitando também o acesso à Jaguaripe.

Conforme a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), existe o projeto de uma ligação rodoviária entre Salvador e Itaparica, que inclui a ponte. O contrato de concessão do projeto foi assinado em 2020, com um grupo de empresas chinesas: China Railway 20 Bureau Group Corporation – CR20; CCCC South America Regional Company S.Á.R.L e China Communications Construction Company Limited – CCCCLTD. O valor do investimento é de sete bilhões de reais.

A Seinfra confirmou, ainda ao R7, a realização de estudos técnicos para o desenvolvimento da cidade. No entanto, negou que já tenha sido definidos os investidores do projeto, assim como negou a participação chinesa. O governo da Bahia ainda salientou que os terrenos não são de propriedade do Estado.

Fake News:

Logo, são falsas as postagens nas redes sociais que comentam que o governo da Bahia teria vendido 10% do território do estado para grupos chineses, onde estes iriam construir uma “cidade inteligente”. Assim como, são falsas as notas publicadas por alguns veículos de que as terras vendidas pertenceriam ao banqueiro Daniel Dantas.

Portanto, em contrapartida, as informações de que há projetos em desenvolvimento de uma cidade inteligente na região são verdadeiras. Os projetos encontram-se em fase inicial e não têm participação chinesa. No entanto, empresas chinesas são, de fato, responsáveis por um projeto, de R$ 7 bilhões, de infraestrutura que pode viabilizar a cidade inteligente no futuro, ao ligar Salvador, por rodovia, incluindo uma ponte. 

Fonte: Jornal da Chapada com informações de texto base do Portal R7.


Redes sociais – Report News (clique nas imagens):

 

Entre em contato através do número: 074 99955-2900. Anuncie conosco!




Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*