#PiritibaFaz68: município de Piritiba/BA completa 68 anos de emancipação política. Confira:

O município de Piritiba/BA, localizado na região da Chapada Diamantina, na região Centro-Norte do estado da Bahia, completa neste domingo, dia 27 de setembro de 2020, 68 anos de emancipação política.

Em virtude da Pandemia provocada pela Covid-19, não haverá as tradicionais comemorações, como por exemplo, o desfile cívico na Rua da Independência. Mas muitas são as homenagens dos piritibanos e de pessoas da região nas redes sociais.

História resumida:

A linda história do município começou em 1925, na sede da “Fazenda Cinco Várzeas”, chamada de “Sobradinho”, de propriedade de João Damasceno Sampaio, onde o mesmo tinha um sonho de ser fundador de uma cidade. “Fazenda Cinco Várzeas” e “Terra do Junco” foram os primeiros nomes de Piritiba. 1952 veio à emancipação, desmembrando do município de Mundo Novo-BA.

Cultura:

Piritiba também é conhecida como “Cidade Alegria”. Possui um dos mais conhecidos festejos juninos do estado da Bahia, o São João de Piritiba, realizado no mês de junho, época que o município recebe considerável aporte de renda e pessoas, em função do festejo.

O município também é conhecido em diversos lugares do Brasil pela citação na música “Capim Guiné”, composição de Wilson Aragão (cantor e compositor nascido na cidade) e o saudoso Raul Seixas (visitou Piritiba em algumas oportunidades).

Economia:

Sua economia tem funcionado, ao longo de décadas, baseada na agricultura, microindústria e outras rendas provenientes do comércio e do funcionalismo público. Piritiba era uma das maiores produtoras de farinha de mandioca da Bahia.

Distritos e povoados:

Segundo a prefeitura de Piritiba, o município possuí os seguintes povoados e distritos:

Mamão; Caldeirão Grande; Tamanduá; Queimadinha; Céu azul; Panorama; Maniçoba; Porto feliz; Andaraí/Núcleo Rural; Tabela; Chapada; Grotão; Largo; França; Sertão bonito; Beira do Rio; Pindobeira; Vila nova; Rural esperança; Cantinho; Massambão; Ponte do Massambão; Laginha e Lagoa do Pedro.

População:

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro e Geografia e Estatísticas) Piritiba possuía, em 2019, uma população estimada de 24.755 habitantes.

Hino:

Uma música composta pelo cantor e compositor piritibano Wilson Aragão, foi oficializada como o hino do município. A composição (hino) é tocada em diversos eventos no município.

Assista:

Imagens antigas:

Imagem antiga de onde hoje é a Praça Getúlio Vargas.
Estação do Trem em Piritiba.
Praça Antiga, hoje Praça Getúlio Vargas e Igreja Católica.
Pontilhão onde passa o Trem

Piritiba em 1960
Igreja

 

Antiga Praça onde hoje acontece a Feira Livre de Piritiba.

Fotos atuais:

Foto: Reprodução | Facebook


Clique na hashtag #PiritibaFaz68 e confira mais homenagens ao município de Piritiba nesta data especial.


Redação Report News Bahia

Entre em contato através do número: 074 99955-2900. Anuncie conosco!

Redes sociais – Report News (clique nas imagens):

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*