#Piritiba/BA: Embasa envia reposta ao Blog RNB sobre matéria em que vereador Fernando Rios critica empresa por lançamento de rejeitos no Rio Jacuípe

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. enviou na sexta-feira, dia 28 de janeiro de 2022, uma reposta ao blog Report News Bahia em relação a uma matéria postada no dia 04/01, onde o vereador piritibano Fernando Rios critica a Embasa.

O político demonstrou indignação com a Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no distrito França, pertencente ao município de Piritiba/BA, por conta dos rejeitos da lavagem dos filtros lançados no leito do Rio Jacuípe (RELEMBRE AQUI). O edil gravou um vídeo que também foi compartilhado nas redes sociais.

Vídeo:

Resposta:



Ao site Report News Bahia

Data: 28/01/2022

Em atenção à matéria publicada sobre rejeitos no leito do Rio Jacuípe, informamos que a água lançada é oriunda do extravasamento do sistema de recuperação da água de lavagem dos filtros e decantadores na ETA do França.

Esse extravasamento ocorre, em primeiro lugar, devido ao acúmulo de água nas lagoas do sistema de reaproveitamento, por causa da impossibilidade de limpeza da mesma em decorrência das chuvas dos últimos dois meses, que dificultaram o acesso ao local.

Em segundo lugar, a alteração da qualidade da água bruta exigiu o aumento do número de lavagens diárias dos filtros e decantadores, o que levou a uma ampliação significativa do volume de água de descarte, sobrecarregando o sistema de recuperação existente.

A Embasa já concluiu, na segunda quinzena de janeiro, a limpeza das lagoas do sistema de reaproveitamento. Além disso, está providenciando a substituição do equipamento de bombeamento que alimenta o sistema de recuperação de água de lavagem por outro com maior capacidade, eliminando assim o extravasamento de forma permanente.

A previsão é que até o final do mês de fevereiro todas as intervenções necessárias já estejam concluídas.

Assessoria de Comunicação

Embasa – Unidade Regional de Irecê

(74) 3641-8400

Para ter acesso a reposta em arquivo PDF CLIQUE AQUI!



Redação Report News Bahia


 


Redes sociais – Report News (clique nas imagens):

 

Entre em contato através do número: 074 99955-2900. Anuncie conosco!




Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*