Lenda do boxe na Bahia, Reginaldo “Holyfield” sofre com diabetes e depressão e emagrece 20 kg

O ex-pugilista Reginaldo “Holyfield” Andrade deu entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Salvador com um quadro de anemia, pneumonia, diabetes e alteração da próstata. Lenda do boxe na Bahia, “Holyfield” tem 56 anos, perdeu peso e chegou aos 66 kg, bem distante dos 86 kg do período em que estava em atividade nos ringues.

Segundo a Secretaria de Saúde de Salvador (SMS), “Holyfield” fez exames, foi medicado e estabilizado. Ele vai ser transferido para o Hospital Municipal de Salvador para continuidade do tratamento.

Reginaldo Holyfield aparece bastante magro em imagens divulgadas nas redes sociais — Foto: Reprodução/redes sociais

Um dos treinadores de boxe de “Holyfield”, conhecido como “Popai”, enviou um vídeo em que aparece ao lado do ex-pugilista. Nos trechos em que é possível ouvir o que ele diz, fica a mensagem de superação:



“Deus está no comando. Vai superar. Força!”, diz “Popai“



Filha de “Holyfield”, Viviane Andrade relata que o estado de saúde do pai piorou nos últimos dias e que temeu o pior.



“Está sendo uma tristeza. Estou aqui sem dormir desde ontem [segunda-feira]. Desde que ele começou, eu e minha irmã não conseguimos dormir direito, muito preocupadas. Foi quando a gente viu mesmo que, se ele ficasse em casa, ele poderia morrer dentro de casa. Aí a gente decidiu trazer ele para a UPA, para ele ter um tratamento adequado, porque em casa não tem como”, disse em entrevista ao Globo Esporte Bahia.



As imagens de “Holyfield” debilitado chamaram a atenção e geraram campanha nas redes sociais. O músico Tonho Matéria pediu ajuda ao governador da Bahia, Rui Costa, e ao prefeito de Salvador, Bruno Reis.



“Reginaldo da Silva de Andrade, mais conhecido como REGINALDO HOLYFIELD, está neste momento precisando urgentemente de ajuda. Com apenas 66kg sem andar e sem falar, completamente debilitado. Precisa ser internado e cuidado com dignidade, por tudo que fez pela BAHIA e pelo BRASIL”, escreveu o músico.



O ex-goleiro do Bahia, Jean, publicou nas redes sociais uma foto de “Holyfield” bem mais magro e também pediu ajuda.

Jean pede ajuda para Reginaldo Holyfield em post em rede social — Foto: Reprodução

Tiane Rebouças, treinador de boxe, conta que Reginaldo “Holyfield” também desenvolveu um quadro de depressão nos últimos meses e tem dificuldade na comunicação.



“Mais ou menos cinco meses atrás, ele já estava um pouco debilitado. Uma pessoa da igreja conseguiu para ele alguns exames e constatou diabetes. Com isso, ele ficou cada vez mais debilitado, com quadro também de depressão. Ele está com vergonha dele mesmo. Um cara que já foi malhado, atleta de alto rendimento, e hoje está debilitado. Tinha noventa e poucos quilos, hoje está com 66 kg. Muito debilitado, falando baixinho. Eu e o professor Popai levamos ele para um evento de luta no shopping, e ele já estava muito debilitado. A gente passava lá para alegrar ele, levar para comer fora, distrair ele. Eu espero que ele venha a sair dessa para que ele pelo menos volte a treinar”, relata o treinador.

“Ele não estava fazendo nenhuma atividade física. E também descobriu essa questão da diabetes, onde ele praticamente não estava saindo de casa. Eu estava indo sempre lá para buscar ele, para tentar passar um conforto melhor, para ele não ficar depressivo em casa. Infelizmente, chegou nessa situação na qual a gente não pode fazer um tratamento específico. Só o médico mesmo”, relata “Popai”.



Tiane, vestido de camisa amarela, e Popai, à direita, treinadores de Reginaldo Holyfield — Foto: Tiago Ferreira/TV Bahia

Campeão em luta pela vida:

O ex-pugilista baiano passou a ser conhecido por “Holyfield” em razão da semelhança física com o americano Evander Hollyfield. Antes de Acelino “Popó” de Freitas, ele era o principal nome do boxe da Bahia e acumulou conquistas: seis campeonatos brasileiros, quatro títulos sulamericanos, seis latinos, um hispânico, um internacional e dois campeonatos mundiais.

“Holyfield” também ficou famoso pela rivalidade com o pernambucano Luciano “Todo Duro” Torres. Em 2015, os dois pausaram a aposentadoria e fizeram um último embate, que foi chamado de “Luta do Século”.

Mas esta não é a primeira vez que “Holyfield” luta pela vida. Em 2011, ele teve 40% do corpo queimado após salvar os sobrinhos em um incêndio que atingiu a casa onde viviam em Salvador. O ex-pugilista foi atingido pelas chamas nos braços, ombro e pernas. Com histórico de voltas por cima da lenda do boxe baiano, Tiane Rebouças acredita que não vai ser diferente desta vez.



“Ele é um cara forte. Viveu para treinar. Gostava de treinar, nunca deu trabalho a gente. Inclusive, acredito que ele não está tão mal ainda, porque sempre foi um cara de alto rendimento. Nunca bebeu, nunca perdeu noite. É um esportista. Vai sair dessa”, afirma.



Holyfield e Todo Duro em Luta do Século — Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press
Foto: Acervo Pessoal
Foto: Divulgação e Arquivo pessoal

Por Renan Pinheiro e Ruan Melo — Salvador



Redes sociais – Report News (clique nas imagens):

 

Entre em contato através do número: 074 99955-2900. Anuncie conosco!




Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*