“Infarto do Miocárdio”, saiba um pouco sobre essa doença que acomete o coração na coluna “Conversa com o Doutor”; edição com a Drª Karen Karoliny e o Dr. Adaelson Alves

“O amor não se vê com os olhos mas com o coração”. Com a reflexão de William Shakespeare, a coluna “Conversa com o Doutor” traz mais um assunto importante neste sábado, dia 14 de agosto de 2021. A Drª karen Karoliny Santini e o Dr. Adaelson Alves Silva falam um pouco sobre o Infarto Agudo do Miocárdio, uma doença que abala o coração e pode levar a morte.

Confira:


Hoje vamos falar um pouco sobre uma doença que acomete o coração. Não vou falar do amor porque não é doença, mas que os poetas insistem em ter o coração como a casa do amor, da alegria e também das tristezas da vida. Estou me referindo ao Infarto agudo do miocárdio, que é a principal causa de morte no Brasil e no mundo. Isso mesmo que você leu: mata mais do que câncer e acidentes de carro.

Você deve estar perguntando: como eu reconheço que alguém está com sintomas de infarto? Como resposta, geralmente o paciente sente dor no peito, do tipo aperto ou queimação, que pode ou não irradiar para os braços, principalmente esquerdo, ou para as costas ou até mesmo mandíbula (queixo). Atenção em pacientes diabéticos, renal crônico e idosos, os sintomas podem não ser tão típicos assim.

A confirmação diagnóstica se dá por meio de um eletrocardiograma e exames de sangue que marcam o grau de necrose (morte de células) do coração.

Em alguns casos, quando a artéria do coração está totalmente fechada, ou seja, não passa sangue por ali, o paciente precisa ser levado imediatamente para o cateterismo cardíaco, que vai liberar esse fluxo de sangue após o implante do stent (a famosa molinha).

Quando o assunto é doença, temos que sempre lembrar que prevenir é melhor que remediar.  

Como faço para prevenir o infarto?

Medidas de prevenção como parar de fumar, não exagerar na bebida alcoólica, manter um peso adequado e praticar hábitos saudáveis de vida (atividade física e dieta equilibrada, livre de gordura e excesso de sal), podem reduzir o risco cardiovascular. Se o paciente já tiver uma doença instalada, como hipertensão arterial ou diabetes, a melhor forma de prevenção é o controle rigoroso da doença.

Portanto, procure um Cardiologista regularmente, e se sentir alguns dos sintomas, procure um pronto socorro o mais rápido possível, não fique em casa esperando a dor melhorar, porque tempo é músculo.

Até a próxima semana!


Dr. Adaelson Alves é natural do município de Piritiba/BA, atualmente reside em Maringá, no Estado do Paraná, onde é médico nefrologista e também diretor de um serviço de hemodiálise e transplante renal. Já a médica Karen Karoliny Santini é Residente em Cardiologia, responsável por cuidar do coração e dos grandes vasos e das doenças que acometem essas estruturas. Sua área de atuação é vasta e consiste na prevenção, na investigação diagnóstica, acompanhamentos clínicos, procedimentos intervencionistas e reabilitação.

Drª karen Karoliny Santini

Na próxima sexta-feira, dia 20 de agosto de 2021, a coluna “Conversa com o Doutor” estará trazendo mais informações importantes sobre a saúde. 

Por Dr. Adaelson Alves Silva e Drª Karen Karoliny Santini para o blog Report News Bahia.


Redes sociais – Report News (clique nas imagens):

 

 




Compartilhar:

1 Comentário

  1. Eu mim chamo carlos lima,sou de Piritiba bahia,quando e que não dar para colocar o stent,ou a molinha,Tem que operará partir o peito para faser ponte safena, revascularizacao?

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*