Hipertensão Arterial, o inimigo silencioso; saiba tudo sobre esse mal na coluna “Conversa com o Doutor” com o médico piritibano Adaelson Alves Silva

A coluna “Conversa com o Doutor” traz mais um assunto importante sobre a saúde do ser humano. O tema desta vez fala sobre a Hipertensão Arterial, também conhecida como “Pressão Alta”, um mal silencioso e traiçoeiro. O “Conversa com o Doutor” é apresentado pelo médico piritibano Adaelson Alves Silva.

Leia atentamente:


Hipertensão Arterial ou “Pressão Alta”.  Muitas pessoas padecem deste mal e não sabem, exatamente por ser uma doença silenciosa e traiçoeira. Em muitos casos os sintomas só aparecem depois de muito tempo que a doença se instalou no paciente. As vezes ela se apresenta de forma dramática, sob a forma de um derrame cerebral, um infarto do coração ou com a paralisação ou mal funcionamento dos rins. Pelo exposto, é fácil entender porque é conhecida como “inimigo silencioso”

Para entendermos a gravidade do problema, basta dizer que, segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), atualmente, 33% dos brasileiros sofrem com a doença. No mundo este número a doença afeta mais de um bilhão de pessoas e é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, especialmente doença coronariana, derrame cerebral e para doença renal crônica, levando o paciente para a dialise. Outro dado importante para o seu conhecimento é que, antes da pandemia do Corona vírus, a Pressão Alta era responsável direta ou indiretamente por metade das 200 mil mortes por doenças cardiovasculares ocorridas por ano no Brasil.

É quase certo que você gostaria de saber como identificar ou desconfiar que a sua pressão está alta. Como já dissemos, na maioria das vezes você pode não apresentar nenhum sintoma. Fique atento quando surgir: dor de cabeça, sangramento pelo nariz ou falta de ar. Naturalmente estes sintomas podem ser confundidos com outras doenças. Ao procurar o serviço médico, nunca se esqueça de pedir para o médico aferir (medir) a sua pressão.

Com o envelhecimento, a Pressão arterial (PA) torna-se um problema mais significante e em torno de 65% dos indivíduos acima dos 60 anos apresentam Pressão Alta.  Em pessoas mais jovens, a PA é mais elevada entre homens.  O excesso de peso, sedentarismo e álcool também respondem pelo aumento dos níveis da Pressão.

Por se tratar de uma doença silenciosa que acomete grande parte da população, a hipertensão merece atenção e cuidado, pois a doença pode levar a outras consequências graves que podem ser prevenidas com mudanças de hábitos de vida e medicações de uso contínuo. Sendo assim, vale ressaltar a importância da aferição precisa da pressão arterial para o diagnóstico e o tratamento adequados. 

É importante que tomemos conhecimento dos fatores de risco para a hipertensão arterial:

  1. Histórico familiar de pressão alta;
  2. Ter mais de 60 anos;
  3. Obesidade;
  4. Não praticar exercícios
  5. Má alimentação;
  6. Excesso de sal;
  7. Consumo exagerado de álcool;
  8. Diabetes mellitus;
  9. Excesso de trabalho, ansiedade.

Apesar de não ter cura, é importante sabermos que mudanças de hábitos simples e fáceis de colocar em prática ajudam a controlar o problema. Esta é a grande arma que dispomos para prevenir a doença. Lembrar que a quarentena que estamos vivendo está sendo responsável pela mudança do nosso estilo de vida. Só para citar: sedentarismo, alimentação desequilibrada e stress.  Fique atento para os fatores de risco que enumeramos acima. Não se esqueça que o diagnóstico precoce da Hipertensão arterial é de suma importância, por isso você deve medir regularmente a sua pressão arterial, seja na farmácia, em casa com os aparelhos digitais ou no medico de sua confiança.

Foto: Tua Saúde

Dr. Adaelson Alves é natural do município de Piritiba/BA, atualmente reside em Maringá, no Estado do Paraná, onde é médico nefrologista e também diretor de um serviço de hemodiálise e transplante renal. Na próxima sexta-feira, dia 30 de julho de 2021, o piritibano estará trazendo mais informações importantes sobre a saúde. 

Por Dr. Adaelson Alves para blog Report News Bahia.


Redes sociais – Report News (clique nas imagens):

 

 




Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*