Facebook derruba live em que Bolsonaro associa Aids à vacina da Covid

A live do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), realizada na quinta-feira, dia 21 de outubro de 2021, foi derrubada pelo Facebook e Instagram, por ele associar o desenvolvimento da síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids) com a vacina contra o novo coronavírus. Em nota, o porta-voz do Facebook, que também é a responsável pelo Instagram, afirmou que:


“As políticas não permitem alegações de que as vacinas de Covid-19 matam ou podem causar danos graves às pessoas”, disse.

“Só vou dar notícia, não vou comentar: ‘Relatórios oficiais do governo do Reino Unido sugerem que os totalmente vacinados […] estão desenvolvendo a síndrome imunodeficiência adquirida muito mais rápido que o previsto’. Recomendo que leiam a matéria. Talvez eu tenha sido o único chefe de Estado do mundo que teve a coragem de colocar a cara a tapa nessa questão”, disse Bolsonaro, ao ler uma suposta notícia, na transmissão ao vivo.


A informação apresentada por Bolsonaro, contudo, é falsa. O Comitê Científico de HIV/Aids da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) afirmou, em nota, que não existe relação entre qualquer vacina contra a Covid-19 e o desenvolvimento de Aids.


“Pessoas que vivem com HIV/Aids devem ser completamente vacinados para Covid-19. Destacamos inclusive a liberação da dose de reforço (terceira dose) para todos que receberam a segunda dose há mais de 28 dias”, prosseguiu a entidade, ao repudiar toda e qualquer notícia falsa que circule e faça menção a esta associação inexistente.


De acordo com a agência de checagem Fato ou Fake, do portal G1, a informação lida por Bolsonaro foi colocada inicialmente no site conspiracionista beforeitnews.com, “que publica textos dizendo que as vacinas rastreiam os vacinados e que milhões de pessoas morreram com as vacinas”. O Departamento de Saúde e Assistência Social do Reino Unido também negou a veracidade da informação.

Nesta segunda-feira (25), Bolsonaro respondeu a um seguidor, em uma rede social, com um print de uma matéria da revista Exame intitulada “Algumas vacinas contra a Covid-19 podem aumentar o risco de HIV”.

A reportagem foi publicada, porém, em outubro do ano passado, fato omitido por Bolsonaro e, nesta manhã, atualizada para “Algumas vacinas contra a covid-19 podem aumentar o risco de HIV?”. A seguinte informação também foi acrescentada no texto da Exame:


“Até agora, não se comprovou que alguma vacina contra a Covid-19 reduza a imunidade a ponto de facilitar a infecção em caso de exposição ao vírus”.


Foto reprodução

Fonte: A Tarde


Redes sociais – Report News (clique nas imagens):

 

Entre em contato através do número: 074 99955-2900. Anuncie conosco!




Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*