“Cirrose no fígado”, confira o primeiro conteúdo da coluna “Conversa com o Doutor” na apresentação do médico nefrologista Adaelson Alves Silva

A coluna “Conversa com o Doutor” estreia nesta sexta-feira, dia 09 de julho de 2021, no blog Report News Bahia. Os artigos serão produzidos pelo médico nefrologista Adaelson Alves Silva e o conteúdo desta sexta aborda informações importantes sobre a cirrose no fígado.

Leia atentamente:


Fomos convidados a escrever uma coluna sobre doença&saúde. Como esta é a nossa área de atuação não pude declinar do convite. A grande dúvida foi qual o tema a ser abordado nesta nossa primeira conversa. De cara descartei o “Corona” por ser um assunto bastante batido, apesar de instigante e sempre atual. Estava conversando com os meus botões quando a campainha de casa tocou.  Era o meu vizinho trazendo de presente uma bela garrafa de vinho. Resolvi então falar sobre a cirrose hepática, uma doença que já levou inúmeros conterrâneos e amigos.

A nossa prosa começa dizendo que o álcool e as hepatites são as causas mais comuns deste mal que aflige grande parte da nossa gente.

Uma pergunta muito comum: todo mundo que bebe vai ter cirrose?

A resposta é não. Vai depender de alguns fatores:

  • Quantidade de álcool consumida, em geral, cerca de 20g/dia nas mulheres e o dobro nos homens.
  • Fatores genéticos, algumas pessoas bebem excessivamente e não desenvolvem a doença.
  • Portadores de Diabetes e obesos são mais propensos.

É importante sabermos que quando a doença se estabelece ela não tem volta, porém é possível diminuir os danos.

Sobre os sintomas que o portador de cirrose pode apresentar:

Naturalmente vai depender da gravidade do caso. Em linhas gerais ele ou ela pode apresentar, perda do apetite, emagrecimento, enjoo, vômitos, dor de barriga e fraqueza. Numa fase mais avançada da doença ele vai apresentar “tiricia” (icterícia) que é a cor amarelada dos olhos e da pele, que chá de picão não resolve, barriga d’água (ascite), fraqueza generalizada, fezes com sangue e confusão na “cuca”

Doutor, e a cirrose tem cura?

Não, minha senhora. Para que as coisas não se compliquem mais rapidamente, a primeira medida é suspender imediatamente o consumo de bebida alcoólica. Também podemos fazer uso de alguns medicamentos para controlar os sintomas. Nos casos mais graves lançamos mão do último recurso que é o transplante do fígado doente.

Diante do exposto, é prudente que não devemos exagerar na ingesta de bebidas alcoólicas.

Vou encerrar desejando um ótimo final de semana para todos, colocando-me à disposição para tirar as dúvidas.


Dr. Adaelson Alves é natural do município de Piritiba/BA e atualmente reside em Maringá, no Estado do Paraná, onde é médico nefrologista e também diretor de um serviço de hemodiálise e transplante renal. Na próxima sexta-feira, dia 16 de julho de 2021, o profissional da saúde estará trazendo mais informações importantes sobre a saúde. 

Por Adaelson Alves Silva para o blog Report News Bahia

Redes sociais – Report News (clique nas imagens):

 

Entre em contato através do número: 074 99955-2900. Anuncie conosco!




Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*