Católicos e adeptos do candomblé lotam igreja em dia de homenagens a São Roque nesta terça-feira

Católicos e adeptos do candomblé lotam a Igreja São Lázaro e São Roque, no bairro da Federação, em Salvador, nesta terça-feira, dia 16 de agosto de 2022, dia marcado pelas homenagens a São Roque, conhecido como o protetor contra doenças e pragas.

Vestidos de branco, os fiéis começaram as celebrações às 5h, com alvorada de fogos. A primeira missa ocorreu às 5h30min, e as próximas acontecem às 7h, 9h e 11h. Às 14h os devotos irão rezar o terço.

A missa festiva acontecerá em seguida, às 15h, e será celebrada pelo bispo auxiliar de Salvador Dom Walter Magno de Carvalho. Depois, ocorrerá a procissão, às 16h, e a missa de encerramento será realizada às 17h. Entre os devotos que foram até a igreja nesta manhã está Raimunda Santos, que faz 84 anos nesta terça. Ela estava acompanhada da filha e dos netos e pediu saúde a São Roque.



“Pedi saúde para andar, porque estou com as pernas que não posso andar. Estou pedindo a Deus misericórdia”.



Outro devoto que completa idade nova nesta terça-feira é Antônio Roque Dantas, de 65 anos.



“É maravilhoso fazer aniversário hoje. Eu saía de Periperi com minha mãe, vinha por essa estrada que era de barro. Sempre venho aqui, para que São Roque continue me iluminando”, lembrou.



Sincretismo religioso:

No Candomblé, São Roque é representado por Obaluayê, ou Omolu, orixá responsável pela cura de doenças infectocontagiosas. Nos rituais do Candomblé, os fiéis recebem os tradicionais banhos de pipoca, preparada sem sal e com pedaços de coco, além dos banhos com ervas, alfazema e o uso da Pemba de Oxalá, pó branco feito a partir de raízes.

De acordo com pais de santo, o banho de pipoca é para retirar as impurezas das pessoas e atrair a positividade. O banho com alfazemas representa Yemanjá, rainha das águas e mãe de Obaluayê. Já a Pemba de Oxalá serve para “fechar o corpo”.

Além da pipoca, as pessoas comem o mungunzá, espécie de mingau feito com grãos de milhos cozidos inteiros, durante toda a festa, também em homenagem ao orixá.

História:

Padroeiro dos inválidos na religião católica, São Roque nasceu na França, no ano de 1295, uma época em que a Europa vivia um momento das mais variadas epidemias, decorrentes das más condições de saneamento básico da época.

E foi neste cenário que São Roque, de acordo com as crenças católicas, começou a curar doentes de todo o continente, afastando as pestes por onde passava. A Igreja de São Lázaro, construída no século XVIII, é templo religioso de São Roque e São Lázaro. A festa de São Lázaro é realizada no dia 11 de fevereiro.

Durante todo o dia fiéis passarão pela igreja para prestar devoção ao santo das enfermidades. Além de padroeiro dos enfermos, São Roque também é o santo padroeiro dos médicos cirurgiões e protetor dos gados.

Foto: Reprodução/TV Bahia
ão Roque é conhecido como o protetor contra doenças e pragas — Foto: Reprodução/TV Bahia

Por g1 BA e TV Bahia



Redes sociais – Report News (clique nas imagens):

 

Entre em contato através do número: 074 99955-2900. Anuncie conosco!




Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*