Capoeirista piritibano foi homenageado com o Oscar Brasileiro da Capoeira (troféu “Berimbau de Ouro”) em Salvador.

Foi realizado no dia 06 de março de 2020, a entrega do troféu “Berimbau de Ouro” (Oscar Brasileiro da Capoeira), que ocorreu no Centro Cultural da Câmara de Salvador. O evento foi realizado pelo Mestre Máximo, que oferece o troféu como símbolo para aqueles que se destacaram na capoeira no ano de 2019.

Conforme mestre Máximo, o prêmio, além de homenagear pessoas que contribuíram direta ou indiretamente com a capoeira durante o ano, serve para valorizar e dar visibilidade a essa cultura no nosso país. Dentre os homenageados da noite, estava o Mestre Yaô (João Gomes) de Piritiba-BA.


“É um grande orgulho para nós Piritibanos ver alguém como o mestre receber um prêmio tão renomado como este, isso tudo é fruto de uma longa trajetória de dedicação e persistência para com a cultura da capoeira piritibana”, disse o Contra mestre Paulinho.

“Se faz notório que alguém com um histórico vasto como o do mesmo, que participou de diversos eventos na Bahia relacionado à cultura, esse prêmio foi mais que merecido, aqui expressamos a nossa gratidão por tudo que tens feito para contribuir para a nossa capoeira, propagando assim o nome da nossa cidade por todo Brasil”, completou o mesmo.


O Mestre Yaô contou um pouco da sua trajetória no esporte. São muitos anos de contribuição para a capoeira.

Confira:


Em 1968 tive a oportunidade de ser colega de dois grandes Ases da capoeira, mestre Xaréu e mestre Itapoan no Colégio Manoel Devoto aonde podemos denominar Colégio dos capoeiristas. 

A real fraternidade se formou e passamos a conviver juntos através do esporte. Fui convidado por Itapoan para conhecer Bimba e a Regional. Depois de ter passado pelo “Colar de força” esperneando e não movimentado, tornei-me um aluno de Mestre Bimba, como era Sargento da Policia da Bahia passei a ser conhecido com o nome de “Sargento”, porém no dia da formatura o mestre Bimba apontou o dedo e disse: Este será chamado de “Yaô” e o motivo foi por ter passado no vestibular de Economia na UFBA, e estar de cabeça raspada, isto foi no dia 30 de março de 1969. 

O meu Grupo de formandos foram: João Gomes (Sargento) Yaô, Ermivaldo (Camisa Roxa II) e Ciro (Malvadeza). Tivemos como Paraninfo o Mestre Itapoan e Orador, o mestre Galo.

Como capoeirista participei dos seguintes eventos: 

  • Grupo folclórico Ganga Zumba da federação Universitária Baiana (FUBE) nos jogos universitários Brasileiros de 1971, em Porto Alegre-RS e em Fortaleza-CE (1972);
  • Grupo Folclórico Mestre Bimba; Professor da Aal Academis de Arte e Luta;
  • Professor de Capoeira em Xique–Xique-BA (de 1973 a 1975);
  • Campeonato Baiano Universitário de Capoeira;
  • Campeonato Internacional da Academia de Bimba.

Tendo retornado a minha cidade natal de Piritiba em 2003, comecei a dar aulas a crianças no Centro Espírita Seara do Amor. 

Em 18 de agosto de 2007 juntamente com o mestre Cabinho também aluno de Bimba e os senhores Djalma, Nem Barbeiro, Paulinho, Carlos André e as senhoras Guiomar e Miryan criamos uma ONG, chamada Associação de Capoeira Regional de Piritiba (ACRP), com o nome fantasia “Tributo a Mestre Bimba” sem fins lucrativos que tem como objetivo fomentar a qualificação profissional através de estabelecimentos profissionalizantes e filantrópicos, além de buscar agregar os associados prevendo seu aperfeiçoamento esportivo, educacional e cultural.

Salve mestre Yaô!


Abaixo confira algumas fotos dessa noite memorável:

Fonte/fotos: Escola de Artes Marciais Fênix

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*