A pedido de uma leitora do povoado da Cigana (Piritiba/BA), a coluna “Conversa com o Doutor” traz informações sobre o MIOMA UTERINO. Confira:

O médico piritibano Adaelson Alves Silva traz informações importantes sobre o MIOMA UTERINO. Um tema relativamente comum entre as mulheres. O assunto é mais um conteúdo abordado da coluna “Conversa com o Doutor” e foi um pedido de uma leitora do povoado da Cigana (Piritiba/BA).  

Leia atentamente:


Hoje vamos falar um pouco sobre um tema relativamente comum entre as mulheres: mioma uterino. Para começar a prosa, vamos dizer que ele é um tumor benigno e que, em geral, aparece na idade reprodutiva da mulher, ou seja, entre 30 e 50 anos e que na maioria dos casos não demanda tratamento, apenas um acompanhamento médico.

Uma leitora da comunidade da Cigana me perguntou: quais são os sintomas causados pelo mioma?

Respondendo à pergunta: os miomas costumam ser silenciosos, ou seja, não dar sintomas. As vezes são descobertos através de exame médico. Quando presentes, os sintomas mais comuns são:

  • fluxo menstrual intenso;
  • pressão pélvica;
  • aumento do volume abdominal;
  • cólicas;
  • períodos menstruais prolongados (sete dias ou mais);
  • dor durante as relações sexuais;
  • infertilidade;
  • sangramentos atípicos;
  • alteração na micção,
  • constipação intestinal (prisão de ventre)
  • aumento da vontade de urinar
  • dificuldade para engravidar

É bom dizer que existe um certo terrorismo em relação ao mioma uterino: muitas pessoas acreditam que a mulher portadora do tumor não poderá engravidar ou desenvolverá uma doença maligna.

Nesse sentido, é importante desmistificar a ideia de que não é possível engravidar. Afinal, o profissional poderá indicar intervenções para ajudar nesse processo. É importante salientar que, uma vez benigno, o tumor não se torna maligno com o passar do tempo.

Tratamento:

Para finalizar, vamos falar sobre o tratamento do mioma que deve ser feito no intuito de controlar os sintomas. Os principais tratamento são os hormônios, medicamentos para a dor e sangramento e em alguns casos é necessário que se realize uma cirurgia.

Com certeza você deve estar perguntando: quando é necessário fazer o tratamento cirúrgico?

A cirurgia para remover o mioma é indicada quando a mulher apresenta sintomas como forte dor abdominal e menstruação abundante, que não melhoram com o uso de medicamentos, mas além disso, deve-se avaliar o interesse da mulher engravidar porque a cirurgia pode dificultar a gravidez futura.


Dr. Adaelson Alves é natural do município de Piritiba/BA, atualmente reside em Maringá, no Estado do Paraná, onde é médico nefrologista e também diretor de um serviço de hemodiálise e transplante renal. Na próxima sexta-feira, dia 10 de setembro de 2021, o piritibano estará trazendo mais informações importantes sobre a saúde. 

Por Dr. Adaelson Alves para blog Report News Bahia.


Redes sociais – Report News (clique nas imagens):

 

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*