A pedido de Bedo, um leitor de Tapiramutá/BA, o “Conversa com o Doutor” desta sexta (27) fala um pouco sobre o Câncer de Próstata

A pedido de Bedo, um leitor de Tapiramutá, nesta sexta-feira, dia 27 de agosto de 2021, vamos falar um pouco sobre o Câncer de Próstata na coluna “Conversa com o Doutor”, apresentado pelo piritibano Adaelson Alves Silva (Dr. Adaelson). Para começar a conversa, é bom que se diga que o diagnóstico de um câncer, independente da sua origem, gera diversas dúvidas e incertezas. Além das preocupações em relação ao tratamento, é natural que o paciente também enfrente uma imensa carga emocional que envolve a sua família, trabalho e amigos.

Confira:


Vamos direto ao assunto, dizendo que o câncer de próstata é um tipo comum de câncer nos homens, especialmente após os 50 anos de idade. É importante salientar que, em geral, este câncer cresce muito lentamente e, na maioria das vezes, não produz sintomas na fase inicial. Por esse motivo é muito importante que todos os homens façam exames regularmente, para confirmar a saúde da próstata.

Uma pergunta muito comum: quando devo fazer estes exames?

Como resposta, podemos dizer que eles devem ser feitos a partir dos 50 anos, para a maioria da população masculina, ou a partir dos 45 anos, quando existe histórico deste câncer na família ou quando se é de descendência africana. Também é bom saber que este câncer é o tumor mais comum entre homens com mais de 50 anos. De acordo com estatísticas americanas, um em cada seis homens desenvolverá câncer de próstata no decorrer da vida. No entanto, somente um homem em cada 35 morrerá da doença. Ele é responsável por 10% de todas as mortes provocadas por câncer em pacientes do sexo masculino, ficando atrás dos tumores de pulmão e intestino.

Doutor, que exames eu devo fazer para saber se tenho câncer de próstata?

Os exames mais indicados para avaliar a saúde da próstata são o toque retal e a análise sanguínea do PSA, que devem ser realizados todos os anos, por todos os homens com mais de 50 anos de idade. Muitas vezes há necessidade de se realizar uma biopsia, que nada mais é que a retirada de um pequeno fragmento da glândula, para ser visto pelo médico patologista.

Uma pergunta que vale a pena responder: para que serve a próstata, além de provocar câncer?

Pois bem. Ela é responsável pela produção do esperma e está situada logo abaixo da bexiga e pelo seu interior passa a uretra, detalhe importante para entendermos que quando ela aumenta de volume o paciente passa a ter dificuldade em urinar. Vamos enumerar, a seguir, os sintomas mais frequentes em pacientes portadores de câncer de Próstata.

Sinais e Sintomas do Câncer de Próstata: 

  1. Micção frequente;
  2. Fluxo urinário fraco ou interrompido;
  3. Vontade de urinar frequentemente à noite (Nictúria);
  4. Sangue na urina ou no sêmen;
  5. Disfunção erétil;
  6. Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou;
  7. Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.

Doutor, eu estou com dormência nas minhas pernas. Quer dizer que eu tenho câncer de próstata?

Naturalmente com apenas este sintoma não podemos afirmar isto. O diagnóstico é feito pelo médico especialista. Lembre-se disto e tenha um excelente final de semana.


Dr. Adaelson Alves é natural do município de Piritiba/BA, atualmente reside em Maringá, no Estado do Paraná, onde é médico nefrologista e também diretor de um serviço de hemodiálise e transplante renal. Na próxima sexta-feira, dia 03 de setembro de 2021, o piritibano estará trazendo mais informações importantes sobre a saúde. 

Por Dr. Adaelson Alves para blog Report News Bahia.


Redes sociais – Report News (clique nas imagens):

 

 




Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*