A coluna “Conversa com o Doutor” desta sexta (10/09) esclarece dúvidas enviadas pelas leitoras; veja as repostas do piritibano Dr. Adaelson

Na coluna “Conversa com o Doutor” desta sexta-feira, dia 10 de setembro de 2021, o médico piritibano Adaelson Alves Silva (Dr. Adaelson) vai responder algumas dúvidas que os leitores nos enviaram.


“Tenho certeza de que muita gente gostaria de fazer perguntas, mas, talvez fiquem ‘descabreados’. Estava com muita vontade de usar a palavra descabreado e então aproveitei o ensejo”, disse o Dr.


Confira:


Pois bem, vamos responder à primeira pergunta de uma leitora do povoado da Cigana, pertencente ao município de Piritiba/BA. Ela pergunta:

– Dr, eu tenho 60 anos e a minha circunferência abdominal é muito grande. Quando tive relação sexual há um ano, quase chorei de tanta dor. Será que pode ser um mioma? Quase não vou ao ginecologista, pois não sinto nada e não tenho vida sexual ativa. 

– O mioma pode sim causar dor durante a relação sexual. No seu caso, talvez o mais comum seja a falta de lubrificação da vagina, por falta de hormônios, muito comum na sua idade. Aconselho usar lubrificantes e fazer uma consulta com um ginecologista, para uma avaliação mais detalhada. Lembre-se que você deve visitar seu Ginecologista, mesmo que não sinta nada. É importante fazer anualmente o exame preventivo.

A segunda pergunta vem de um leitor de Tapiramutá:

– Eu tenho pedra nos rins. É preciso fazer cirurgia?

– Em resposta à sua pergunta: A indicação de cirurgia acontece quando:

1- A pedra está entupindo o ureter, que é o canal que leva a urina do rim até a bexiga.

2- Pedras maiores que 7 mm. Com este tamanho ela vai ter muita dificuldade de passar no ureter.

A terceira e última pergunta vem de uma leitora de Mundo Novo/BA:

– Dr, eu gostaria de saber um pouco sobre sexo anal. Que cuidados devemos tomar?

– Vamos começar informando:

 1- Não esquecer de usar preservativos (camisinhas). Evita que você contraia doenças sexualmente transmissíveis (HIV- Gonorreia, Sífilis, Hepatite, entre outras) e diminui a possibilidade de dor.

2- A lubrificação do ânus é muito importante, evitando dor e desconforto. Você pode usar gel à base de água ou lubrificantes.

3- Uma regra de ouro é não passar do coito anal para o vaginal sem trocar o preservativo.

4- Evitar algumas práticas distorcidas, como o uso de objetos eróticos de grandes dimensões, que podem, a longo prazo, causar alguma disfunção muscular.

Por último, vamos lembrar que o prazer pode estar ligado à razão: é importante higienizar o corpo com água e sabão após a prática do sexo anal.

Espero ter sido útil com as minhas respostas e me coloco à disposição de outros leitores.


Dr. Adaelson Alves é natural do município de Piritiba/BA, atualmente reside em Maringá, no Estado do Paraná, onde é médico nefrologista e também diretor de um serviço de hemodiálise e transplante renal. Na próxima sexta-feira, dia 10 de setembro de 2021, o piritibano estará trazendo mais informações importantes sobre a saúde. 

Por Dr. Adaelson Alves para blog Report News Bahia.


Redes sociais – Report News (clique nas imagens):

 




Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*